Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

NOSSA CIDADE / História

NOSSA HISTÓRIA

Segundo a tradição, os primeiros moradores que chegaram a essa região acharam um caixão na beira do rio (hoje, Córrego Cafelândia), atirado pelos paraguaios que na época ocupavam a região. Assim chamaram esta localidade: CAIXÃO. Este foi o primeiro nome da cidade, com o 1º Padroeiro, Santo Antonio. Mais tarde, a localidade e a capela foram batizadas de Consolata.
Assim, antes dos primeiros colonizadores, habitavam a região, safristas que se dedicavam ao extrativismo de erva mate, paraguaios e argentinos que comercializavam com os habitantes do local.
No ano de 1951, os moradores do local acharam melhor colocar o nome da cidade de CAFELÂNDIA, porque aqui haviam grandes plantações de café e é nesta região que praticamente começaram os grandes cafezais paranaenses.Assim, Cafelândia recebeu três nomes: Caixão, Consolata e Cafelândia.
A década de 1950 registra um grande fluxo de imigrantes gaúchos, catarinenses, paulistas e outros da região. No final do ano de 1951, chegaram mais famílias para povoar o lugar, movidas pelo sonho da época, o café, ocasião em que optaram por dar o nome ao povoado de Cafelândia.
Nesta época, Cafelândia contava com uma floresta muito densa, de madeiras de lei, com uma diversidade de variedades, isto no sentido Norte para o sentido Sul, haviam pinheirais (Araucárias) mescladas com madeiras de lei. A agricultura e a pecuária eram cultivadas principalmente em algumas clareiras nas matas, onde os colonizadores fixaram suas residências. No sentido Norte, predominava o café, intercalado com feijão, arroz e outras culturas de pequeno porte. A região sentido Sul, se destacava com cultura de milho, para engorda de suínos, em sistemas de safra, e outras culturas como arroz, feijão e pecuária.
No dia 07 de Dezembro de 1961, através da Lei nº166/61 do município de Cascavel, foi criada a Sub-prefeitura, elevando assim a localidade à categoria de Distrito Administrativo de Cascavel, com o nome de Cafelândia do Oeste.
A Lei Estadual nº 4668 de 31 de dezembro de 1962, criou o Distrito Judiciário, com a denominação simplificada para Cafelândia. Em 1963, foi constituída a Copacol - Cooperativa Agrícola Consolata Ltda, que tinha por objetivo a eletrificação de Cafelândia e Região e o atendimento aos agricultores no recebimento, beneficiamento e comercialização da produção agrícola. No Início as dificuldades eram grandes para o seu desenvolvimento, e até ficou paralisada por um período, tornando a ser reativada em 1970 por um grupo de Associados com o firme propósito para o desenvolvimento.
A Emancipação de Cafelândia ocorreu no dia 28 de Dezembro de 1979, mas pela proximidade das comemorações de fim de ano, foi decretado o Aniversário do Município para 25 de Novembro de cada ano.
A instalação do Município ocorreu em primeiro de fevereiro de 1982, após a eleição municipal, na qual foram eleitos o Prefeito Agenor Pasquali e Vice-prefeito Daniel Folle.
Em 1988, ocorreu a segunda eleição, sendo eleito como Prefeito Benjamim Antonio Motter (in memorian) e como Vice-prefeito, Arquimedes Fagundes Cordeiro.
O Prefeito Benjamim Antônio Motter faleceu em 20 de fevereiro de 1992, assumindo o Vice Arquimedes Fagundes Cordeiro, concluindo o mandato.
Em 1992, ocorreu a terceira eleição, sendo eleito como Prefeito, Agenor Pasquali e como Vice-prefeito Pedro Bortolato.
Em 1996, ocorreu a quarta eleição, sendo eleitos Romano Czerniej como Prefeito e Armindo Romildo Motter como Vice-prefeito.
Em 2000, ocorreu a quinta eleição, sendo reeleitos Romano Czerniej como Prefeito e Armido Romildo Motter como Vice-prefeito.
Em 2004, ocorreu a sexta eleição, sendo eleitos Estanislau Mateus Franus como Prefeito e Arlindo de Matia como Vice-prefeito.

Em 2008, ocorreu a sétima eleição, na qual foram reeleitos, Estanislau Mateus Franus como Prefeito e Arlindo de Matia Vice-prefeito.

Em 2012, ocorreu a oitava eleição, sendo eleitos, Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, como prefeito e Junior Motter, Vice-prefeito.

Em 2016, Estanislau Mateus Franus retornou ao poder ao lado do seu vice, Lorenço Pierdoná. (Gestão atual)