Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

AGRICULTURA

Cafel?ndia inicia trabalhos com equipamentos de fena??o

Quarta-feira, 04 de dezembro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 704 vezes

O objetivo é beneficiar os produtores rurais da bacia leiteira do município


Ouvir matéria

A prefeitura de Cafelândia, por meio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, colocou em funcionamento nesta semana o Conjunto de Fenação, adquirido pelo município em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio de emenda parlamentar do deputado federal Dilceu Sperafico (PP).

 

De acordo com o prefeito, Valdir Andrade da Silva “Bugrão” (DEM), os equipamentos integram a Patrulha Rural do município e vêm de encontro com o fortalecimento da bacia leiteira cafelandense. “Este era um grande anseio dos produtores de leite, pois agora os mesmos podem fazer um estoque de alimentos para seus animais, suprindo a necessidade nos momentos de escassez de pastagem, além de ter um maior aproveitamento do material. Também agradecemos o esforço do deputado Sperafico em destinar esta emenda para Cafelândia”, destaca Bugrão.

 

O engenheiro agrônomo da prefeitura, Rogério Schmidt, explica que “os equipamentos podem realizar o enfardamento tanto de aveia como principalmente de grama, que nesta época do ano tem um crescimento acelerado e possibilita vários cortes, aproveitando de forma mais adequada o material. Neste caso o rendimento é maior do que se fosse realizado o pastoreio pelos animais.”

 

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estará realizando uma reunião nos próximos dias com os produtores interessados em ser atendidos para que os mesmos possam se programar em relação ao plantio de inverno, uma vez que os trabalhos serão executados por região, em um mesmo período, evitando assim o deslocamento desnecessário dos equipamentos.

 

A secretaria definiu também que o custo por fardo de feno será de apenas R$ 1,00 (um real) que será destinado para cobrir parte dos custos da manutenção. “Os serviços serão realizados apenas para o consumo na propriedade. Os produtores que tiverem interesse em comercializar o feno não serão atendidos pelo programa”, alertou o secretário Fábio Luis de Oliveira.

 

Os acompanhamentos e agendamentos de trabalhos dos equipamentos devem ser feitos com o engenheiro agrônomo Rogério Schmidt, na Prefeitura de Cafelândia. Nesta semana os trabalhos foram iniciados pela comunidade Central Santa Cruz, na propriedade do produtor Anderson Rademah.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Veja Também