Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

PREVEN??O

Vacina??o movimenta unidades de sa?de em Cafel?ndia

Segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 458 vezes

A meta no município é vacinar 1.848 crianças contra a Poliomielite e Sarampo


Ouvir matéria

O primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo em Cafelândia foi marcado por intensa movimentação dos pais que levaram seus filhos para tomar a dose nos quatro locais de vacinação disponíveis no município, entre eles o Centro de Saúde, Central Santa Cruz e nos bairros Os Pioneiros e Alvorada. Em alguns desses locais chegou a se formar fila, principalmente no período da manhã.

 

Como de costume, o prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão” esteve percorrendo os locais de vacinação onde manteve contatos com a população e também com os servidores da Saúde que estavam trabalhando na campanha. “O período da vacinação é longo, más é importante que os pais tragam seus filhos o quantos antes para que possamos atingir a nossa meta. A prevenção ainda é o melhor remédio”, disse Bugrão.

 

A campanha prossegue até o dia 28 de novembro e em Cafelândia, a partir desta segunda, 10, as doses da vacina estarão disponíveis somente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alvorada. A secretaria municipal de Saúde informa que no município a meta é vacinar contra a Poliomielite 976 crianças, de seis meses a cinco anos incompletos, e no caso do Sarampo, o número é de 872, entre um ano e cinco incompletos. Nos dois casos o número de crianças a ser vacinadas em Cafelândia chega a 1.848.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a Poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. Contra a poliomielite a meta em todo o país e imunizar 12,7 milhões. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. Nesta campanha o governo estima vacinar 10,9 milhões de crianças.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Veja Também