Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

PREVEN??O

Sa?de em Cafel?ndia realiza a?es de combate ? Dengue

Quarta-feira, 03 de dezembro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 393 vezes

Hoje a equipe de Endemias irá realizar panfletagem nas imediações da rodoviária


Ouvir matéria

A secretaria de Saúde de Cafelândia, através da coordenação de Endemias, vem realizando no município ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Desde a última segunda-feira, 1º, as equipes de agentes estão realizando trabalho de panfletagem nos pontos de maior circulação de pessoas, com explicações preventivas para evitar a doença. Paralelo a isto, nesta semana também estão acontecendo palestras nas escolas e Unidades de Saúde, de acordo com o calendário de pesagem das crianças, sendo que a mesma ação vem sendo feita durante as reuniões de hipertensos. Para esta quinta-feira está programado um trabalho de panfletagem que será concentrado nas imediações do terminal rodoviário, entre outros lugares de circulação de pessoas.

 

De acordo com o coordenador de Endemias em Cafelândia, o enfermeiro João Luiz Barp, a mistura de chuva e calor, como vem ocorrendo nos últimos dias, é a combinação perfeita para a proliferação do mosquito e, por isso, todos devem ficar atentos. “Neste período de verão devemos ficar vigilantes em relação à Dengue. Por isso, é importante o apoio da população para que deixe sempre os quintais das residências e lotes baldios limpos, sem juntar lixo, principalmente aqueles recipientes que acumulam água. Assim, além de facilitar o trabalho dos nossos agentes é possível eliminar cada vez mais os possíveis focos do mosquito”, alerta João Luiz.

 

A coordenação de Endemias informou também que Cafelândia conta com três casos suspeitos e por isso é importante intensificar as ações de combate para evitar a disseminação do vírus no município. Segundo o último levantamento realizado pela equipe de agentes, o índice foi de 1,8, o que significa que o risco de contaminação está de médio a alto. Para cada 100 imóveis visitados em quase dois foram encontrados focos do mosquito, por isso a população deve ficar atenta.

 

Os principais sintomas da Dengue são febre alta ou moderada, dor nos músculos e articulações e dor atrás dos olhos. Os profissionais de saúde alertam a população que ao sentir algum desses sintomas o correto é procurar uma unidade de saúde e nunca se automedicar, pois alguns remédios podem trazer complicações sérias para o paciente.

 

Terrenos Baldios

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em conjunto com a coordenação de Fiscalização da prefeitura de Cafelândia, com o objetivo de manter a cidade limpa e também combater possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, está alertando os proprietários e responsáveis de lotes vazios, e que estejam sujos com mato ou entulhos, para que providenciem a limpeza dos mesmos o quanto antes. Se por ventura forem notificados e não cumprirem a determinação, estarão sujeitos a multas, de acordo com o artigo 91 da lei municipal 784/2007.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também