Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

ASSIST?NCIA SOCIAL

Foi realizada no Centro de Convivência do Id

Sexta-feira, 19 de junho de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 6980 vezes

Ao todo sete eixos foram discutidos e aprovados com a participação do público


Ouvir matéria

Foi realizada no Centro de Convivência do Idoso em Cafelândia a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nesta quinta-feira, 18, sob a coordenação da secretaria de Assistência Social e Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI). Estiveram presentes o prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, a primeira-dama Inês Machado da Silva, o vice Junior Motter, a secretária de Assistência Social, Mayara da Silva Romeiro, a presidente da câmara, vereadora Terezinha Hellmann, o presidente do CMDI, Eneri Perboni, e Olinda Motta, representante da Terceira Idade no município.

 

A Conferência trouxe como tema “Protagonismo e Empoeiramento da Pessoa Idosa: Por Um Brasil de Todas as Idades”, sendo que as atividades seguiram orientações do Sinase – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e teve o apoio da prefeitura, Polícia Militar, Conselho Municipal de Assistência Social e CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

 

Logo no início dos trabalhos o prefeito Bugrão comentou sobre a importância da conferência. “Aqui podemos discutir juntos as ações e políticas que irão garantir aos idosos mais dignidade, com saúde e lazer. Através da Assistência Social e APMI, já oferecemos atividades de inclusão dessas pessoas no convívio social com trabalhos de artesanato, atividades recreativas, danças, viagens, comemoração de datas especiais e o Projeto SerAtivo, garantindo mais saúde todos. O nosso objetivo é proporcionar o bem estar dos idosos, promovendo um maior envolvimento da sociedade e poder público”, afirmou o prefeito.

 

Durante o evento foi realizada a palestra com a assistente social, Simone Ferrari, de Toledo, que discutiu o tema com o público presente. Os participantes também debateram e aprovaram os sete eixos da conferência: gestão de programas, projetos, ações e serviços; financiamento - fundos da pessoa idosa; financiamento - orçamento público; participação - política e controle social; sistema de garantia dos direitos humanos; implantação e fortalecimento dos conselhos municipais da pessoa idosa e, por fim, a prioridade do atendimento e o reconhecimento da pessoa idosa na atuação das políticas setoriais. Ao final dos trabalhos foram definidos os delegados que irão participar da conferência regional.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Veja Também