Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

SAÚDE PÚBLICA

Saúde alerta para risco de epidemia de dengue e zika em Cafelândia

Quarta-feira, 09 de dezembro de 2015

Última Modificação: 17/12/2015 13:56:17 | Visualizada 1453 vezes

População deve ajudar a eliminar criadouros para evitar futura epidemia


Ouvir matéria

A vigilância em saúde de Cafelândia está fiscalizando os criadouros do mosquito aedes aegypti, causador de doenças graves como o dengue, a febre amarela, a febre zika e a chikungunya. Nos últimos dias, por conta da chuva, estão sendo encontradas muitas larvas do inseto nas residências de Cafelândia, por isso é importante que todos fiquem atentos ao acúmulo de água em calhas, vasos de plantas, lixo em lotes baldios, caixas de água destampadas e outros locais que possam acumular água.

O prefeito de Cafelândia Valdir Andrade da Silva “Bugrão” está preocupado com a situação. “Sabemos que essa é uma campanha nacional, mas precisamos da ajuda de todos para combater esse mosquito, pedimos à todos os munícipes que eliminem a água parada e ajudem no combate à dengue e essa série de outras doenças que pode levar à morte”, ressalta o chefe do executivo municipal.

Para a secretária de saúde, Eliane Cristina da Silva Pinho, a situação é preocupante. “A população está preocupada tanto com a dengue quanto outras doenças, mas isso não é suficiente, só retirar a água parada não resolve, tem que limpar os locais com acúmulo de água para retirar os ovos que podem ficar por até um ano aguardando água para eclodir e se transformar em mosquito”, adverte a secretária de saúde.

De acordo com a autoridade sanitária municipal, Anderson Luiz Alves Almeida a população está preocupada com o aumento no número de mosquitos na cidade. “Quase não recebíamos ligações da população pedindo a verificação de possíveis criadouros, com o aumento das chuvas estamos recebendo em média cinco ligações por dia, são muitas reclamações. Volto a reforçar para que a população não deixe de limpar possíveis criadouros para evitar futura epidemia na cidade, se essa situação não mudar, infelizmente vamos enfrentar uma epidemia de dengue” avisa a autoridade.

Uma fêmea do mosquito aedes aegypti vive 35 dias, nesse período ela pode gerar mais de 1 mil mosquitos, distribuídos em vários criadouros. Por isso é importante que todos ajudem no combate ao mosquito e assim evitar a dengue e outras doenças transmitidas por ele.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CAFELÂNDIA

Saúde alerta para risco de epidemia de dengue e zika em Cafelândia Crédito: Foto: Divulga??o
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também