Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Prefeito Dr. Franus garante continuação no atendimento da saúde cafelandense

Sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Última Modificação: 15/08/2017 10:02:08 | Visualizada 1636 vezes


Ouvir matéria

Atendendo a determinação do Ministério Público, o Hospital Nossa Senhora da Consolata que atende Cafelândia desde os anos 60 será fechado no dia 13, segunda-feira. A estrutura precisa de vários reparos e adequações, mas segundo o Dr. Culestino Kiara, médico responsável pelo hospital, as reformas são inviáveis neste momento, pois o novo hospital municipal está com sua estrutura física pronta e necessita apenas dos equipamentos para começar a funcionar.

 

O médico que está há mais de 15 anos trabalhando no hospital explica que a intenção era manter as atividades, mas devido a necessidade das reformas e o custo alto que seria gasto no prédio ficou sem condições de mantê-lo aberto.

 

No dia 14, o atendimento que atualmente é realizado no Hospital Nossa Senhora Consolata, será transferido para o Hospital Municipal. “Nós concluímos a construção do prédio do Hospital Municipal. Vamos utilizar uma parte da estrutura para realizar os atendimentos até que venha o recurso para equiparmos ele 100% e deixar em pleno funcionamento”, destaca o prefeito Dr. Franus.

 

No caso dos internamentos, os pacientes serão internados para observação e acompanhamento no máximo de 24 horas, com 10 a 15 leitos. Em casos mais graves, onde o paciente necessite de internamento de mais de 24 horas, o município fará o encaminhamento para os municípios de Nova Aurora, Corbélia ou Cascavel.

 

As consultas de rotina, requisições remédios, exames serão feitos no posto central como é feito hoje e no mesmo local, apenas urgências e emergências, casos rápidos são no hospital novo. Exames rotineiros serão no posto de saúde central.

 

O prefeito Dr. Franus destaca que a medida é extremamente necessária para que o município não fique sem atendimento “Nós vamos fazer e bem feito o trabalho na saúde. Estamos em uma fase de transição, mas uma fase passageira e viável, os pacientes serão bem cuidados com monitoração médica. Nós tivemos a coragem de iniciar a construção do hospital, concluímos e estamos aguardando a compra dos equipamentos. Depois de equipado, vamos decidir como vai funcionar o hospital e tenho certeza que a população vai ficar muito feliz com o atendimento”.

 

O que falta?

 

Para que o Hospital Municipal possa utilizar a estrutura completamente, falta a liberação dos recursos conquistados, e liberações por parte da Vigilância Sanitária, IAP e Corpo de Bombeiros.  O prefeito Dr. Franus lembra que a previsão para o funcionamento completo do hospital está previsto para até o final do ano. “São quase 2 milhões de reais conquistados até agora para equipar o Hospital, dentre recursos através dos deputados via esfera estadual e federal. Temos muito o que fazer, mas temos a certeza que até final do ano estará pronto”.

 

Como vai funcionar?

 

De modo geral, o atendimento será quase realizado praticamente da mesma forma como é atualmente. O município continuará atendendo urgências e emergências, com médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, auxiliar de enfermagem, atendentes, e toda a equipe.

 

As pré-consultas e consultas serão realizadas normalmente no Posto de Saúde.

No hospital novo serão feitos os atendimentos de urgência, emergência e internamento de observação e acompanhamento de até 24 horas.

Caso o paciente necessite de internação por mais de 24 horas, será encaminhado a municípios vizinhos como Nova Aurora, Corbélia e Cascavel.

O atendimento a emergências continua sendo 24 horas.

Em casos de procedimentos cirúrgicos e parto, o paciente será encaminhado à municípios vizinhos.

Os plantões também serão realizados normalmente das 19h às 7h, incluindo sábados, domingos e feriados.

 

Por Amílcar J. Bueno

 Galeria de Fotos

 Veja Também