Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Cafelândia realiza ações sobre o Dia Mundial sem Tabaco

Sexta-feira, 31 de maio de 2019

Última Modificação: 07/06/2019 11:18:11 | Visualizada 270 vezes


Ouvir matéria

O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

 

Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Destes, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral – AVC).

 

A psicóloga da Secretaria de Saúde de Cafelândia, Mayra Batista, já desenvolveu atividades relacionadas ao tema e garante que muitas ações estão por vir. “Iniciamos com um grupo e foi bem bacana a participação dos inscritos. Tivemos vários encontros positivos, conversamos muito, entendemos cada caso e agora continuaremos com o acompanhamento na questão de remédios. Em breve, outros grupos serão criados e outras ações estão por vir. Queremos que a população de Cafelândia que são tabagistas, deixem de lado o tabaco para conseguir viver com mais saúde e disposição”, comenta Mayra.

 

Para quem tem interesse em participar dos grupos de apoio contra o tabagismo, basta se inscrever na UBS do seu bairro. Não deixe o tabaco acabar com a sua vida.

 Galeria de Fotos

 Veja Também