Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Cafelândia recebe ambulância e inaugura a base do SAMU

Terça-feira, 15 de outubro de 2019

Última Modificação: 18/10/2019 15:18:44 | Visualizada 1841 vezes


Ouvir matéria

Agora Cafelândia conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A obra foi construída em menos de 90 dias e já está à disposição da população cafelandense. A base era um sonho para a área da saúde do município e foi realizada em parceria do Governo Municipal com a Câmara de Vereadores, através do repasse de R$ 250 mil do duodécimo.

 

A inauguração do novo espaço aconteceu na tarde de segunda-feira, 14, e contou com a presença do prefeito Dr. Franus, da primeira dama Nilva Franus, dos vereadores: Charles Roling, Fabio Lima, Leacir Motter, Solange Koehler, Jair Pina, Ademir Antunes Branco e Osni Eising, do presidente do CONSAMU Jucenir Stenzler, do diretor de enfermagem Carlos Augusto Pereira, do diretor geral José Peixoto da Silva Neto, da secretária de Saúde Oldair Allgayer, dos servidores e da população em geral.

 

Em seu discurso, o prefeito Dr. Franus destacou a importância do novo espaço. “Me sinto realizado por estar participando deste momento tão marcante para Cafelândia. Tínhamos um sonho de ter este serviço no município com atendimentos ágeis, e agora, podemos dizer com toda certeza que temos. Agradeço ao pessoal do CONSAMU por olharem com carinho para nossa cidade e também aos vereadores que fizeram esta parceria com o executivo para o bem do nosso povo”, destaca Dr. Franus.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Charles Roling, falou sobre a relação com o executivo. “Conseguimos antecipar o dinheiro e em comum acordo direcionamos para a construção da base. O poder legislativo está trabalhando em conjunto com o executivo para termos estes resultados. A população acreditou no nosso trabalho e estamos buscando fazer o melhor”, fala Charles.

 

Para o presidente do CONSAMU, Jucenir Stenzler, Cafelândia merecia o serviço de atendimento móvel de urgência. “O nosso consórcio atua no oeste do Paraná há sete anos e hoje, já atendemos mais de 1 milhão de pessoas com a nossa equipe de 850 colaboradores espalhados por 43 municípios. Tudo isso é motivo de orgulho para nós, estamos felizes por ver que mais uma cidade foi contemplada com o serviço de urgência e emergência. Aproveito para parabenizar o município pela conquista, ao prefeito Dr. Franus pelo compromisso com o povo e aos vereadores pelo apoio. Viva Cafelândia!”, comenta Jucenir.

 

A secretária de Saúde, Oldair Allgayer, ficou satisfeita com o resultado. “Foi uma obra que acompanhamos desde o início e construída em tempo recorde. A estrutura ficou ótima e já está pronta para atender todos os pacientes do município. Aproveito o momento para dar as boas-vindas a equipe responsável pela base e dizer que estamos à disposição. Agradeço também aos poderes executivo e legislativo pela eficiência e transparência para a realização desta obra”, afirma Oldair.

 

Agora você já pode solicitar o serviço do SAMU em Cafelândia. Em caso de urgência e emergência, disque 192.

 

Quando solicitar o SAMU?

Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;

Intoxicação exógena e envenenamento;

Queimaduras graves;

Na ocorrência de maus tratos;

Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

Em tentativas de suicídio;

Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

Afogamentos;

Choque elétrico;

Acidentes com produtos perigosos;

Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

Agressão por arma de fogo ou arma branca;

Soterramento, Desabamento;

Crises Convulsivas;

Transferência inter-hospitalar de doentes graves;

Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

 

Por Michelli Lazzeri

 Galeria de Fotos

 Veja Também