Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Educação de Cafelândia firma convênio com Itaipu Binacional

Quinta-feira, 11 de março de 2021

Última Modificação: 19/03/2021 08:52:25 | Visualizada 313 vezes


Ouvir matéria

 

O município de Cafelândia, através da secretaria de Educação e Cultura, participou da 1ª Reunião de Alinhamento de 2021 para os Gestores Municipais de Educação Ambiental, uma das ações do Programa de Educação Ambiental e Convênio Linha Ecológica. O Convênio Linha Ecológica é uma parceria entre o programa de Educação Ambiental da Itaipu e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Em função da pandemia, a reunião foi de forma virtual com a participação de mais de 50 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul.

O Programa atua com base nos Documentos Planetários, como a Carta da Terra e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ( O.D.S) proposto pela ONU.

Os temas e conteúdos desenvolvidos no programa estão baseados em conceitos e valores para sociedades sustentáveis, segurança hídrica, consumo consciente, gestão de resíduos, conservação da biodiversidade, saúde integrativa, segurança alimentar e desenvolvimento de competências humanas. Cada ação educativa está conectada aos ODS, o que facilita o entendimento desses objetivos na prática.

 As ações do programa permeiam diversos setores da sociedade, como gestores públicos das prefeituras municipais, professores, crianças e jovens, segmentos organizados da sociedade civil, agricultores, profissionais liberais, empregados da Itaipu, comunidade do entorno do empreendimento, entre outros.

A metodologia está baseada na educação pela experiência e pela participação na tomada de decisões, formando uma rede de pessoas e instituições que colaboram para ampliar os cuidados na gestão hídrica e na conversação da biodiversidade do território.

A reunião que deu início aos trabalhos do ano, teve como pauta: acolhida e apresentação dos novos Gestores Municipais de Educação Ambiental; funcionamento do Convênio e a linha de atuação dos Gestores Municipais de Educação Ambiental como um elo de ligação entre o município e a Itaipu, atividades previstas para 2021; ação integrada para o Dia Mundial da Água e materiais eco pedagógicos produzidos pelo programa.

 “Recentemente recebemos a visita do Ônibus da Linha Ecológica que realizou a entrega de materiais que serão distribuídos às escolas municipais para subsidiar ações e atividades dentro do tema transversal da Educação Ambiental. Estão previstas para serem desenvolvidas no ano de 2021, pelos Cmeis e escolas municipais, oficinas com os alunos e comunidade escolar sobre: recuperação de nascentes, cisternas, horta escolar e grafite. Tais ações acontecerão assim que for possível, devido às restrições impostas pelas medidas de prevenção ao Covid-19. A Itaipu é uma grande parceria do município e além de obras estruturantes se preocupa com a educação ambiental e isso tem feito a diferença na vida dos nossos alunos”, destacou a secretaria de Educação, professora Rozane Pitol.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também