Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Cafelândia inicia vacinação para portadores de comorbidades contra Covid 19 para pessoas com 50 anos nessa segunda

Sexta-feira, 14 de maio de 2021

Última Modificação: 10/06/2021 15:53:23 | Visualizada 6153 vezes


Ouvir matéria

O município de Cafelândia inicia nessa segunda-feira (14/05), a vacinação para pessoas com comorbidades para 50 a 55 anos completos. A vacinação estará sendo realizada no Centro de Convivência da Terceira Idade.

Poderão ser vacinados as seguintes comorbidades, tais como: Diabetes, pneumopatias crônicas graves (fibrose cística ou pulmonar, displasia pulmonar ou asma grave com uso recorrente de corticoides ou internação prévia por crise asmática, entre outras), hipertensão arterial em estágio 1 ou 2, com lesão em órgão-alvo, hipertensão arterial em estágio 3, hipertensão arterial resistente, que persiste mesmo que o paciente tome três ou mais tipos diferentes de anti-hipertensivos, hipertensão pulmonar ou cor pulmonale crônico, doenças do coração, como insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana crônica, valvopatias, miocardiopatias e arritmias, doenças da aorta ou de outros grandes vasos sanguíneos, cardiopatias congênitas com repercussão, doença cerebrovascular, doença renal crônica, anemia falciforme, obesidade mórbida, com IMC igual ou maior que 40,imunossuprimidos, como os transplantados, portadores de HIV, pacientes em tratamento de quimioterapia ou radioterapia contra câncer, entre outros. "Queremos ressaltar que para esse grupo é necessário que o paciente procure primeiro a Unidade Básica de Saúde a qual pertence, converse com o enfermeiro responsável e o médico para que faça o atestado da comorbidade e na sequência receba a vacina", destacou a responsável pelo setor de Epidemiologia, Camila Zanatta. Já em relação as pessoas com deficiência permanente entre 18 e 59 anos, cadastradas no Benéfico de Prestação Continuada, devem procurar a Assistência Social, para que emita o parecer para que na sequência possam receber a dose da vacina, informou Camila.

A vacinação acontece no Centro de Convivência da Terceira Idade, desde que se encaixe nesses critérios e estejam munidos dos respectivos atestados, documentos pessoas e cartão SUS.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também