Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Programa ?A União Faz a Vida? do Sicredi gera impacto social quatro vezes maior do que valor investido

Segunda-feira, 07 de junho de 2021

Última Modificação: 17/06/2021 11:43:18 | Visualizada 331 vezes


Ouvir matéria

Com o objetivo de apresentar à comunidade os resultados do Programa A União Faz a Vida, a Fundação Sicredi divulgou estudo sobre o impacto social do programa “ A União Faz a Vida”. O trabalho buscou, por meio de metodologia científica, identificar o Retorno Social do Investimento (SROI) da iniciativa realizada há mais de 25 anos com crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de diversas regiões do Brasil.  

Na área de atuação da Sicredi Nossa Terra, as secretarias de educação, colégio e instituições socioeducativas aplicam a metodologia do programa e também participaram da medição de impacto. Entre os parceiros estão os municípios paranaenses de Cafelândia, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Formosa do Oeste e Corbélia, e também a instituição de ensino Colégio Ellos.  

Como principais resultados, o estudo revelou que os impactos do Programa permanecem na mesma intensidade na vida dos participantes por um período de cinco a sete anos, e que correspondem a quatro vezes o investimento realizado.  

A metodologia SROI, aplicada no desenvolvimento do estudo, permite que os impactos sociais sejam monetizados, isto é, atribuem-se valores em reais (R$) aos impactos mensurados na pesquisa. Com isso, tendo como base o ano de 2019, o estudo estima que o valor social gerado pelo Programa é de cerca de R$ 465 milhões, sendo 88,5% deste valor correspondente às transformações percebidas nos alunos participantes, e 11,5% do valor composto pelas mudanças percebidas nos professores. Outra importante conclusão foi que seis em cada dez alunos aumentaram seu interesse pela escola e suas atividades.  

Ao apresentar o estudo de impacto, a Sicredi Nossa Terra também firmou os contratos com os parceiros para os próximos dois anos. “Reafirmamos o nosso compromisso com a educação, estamos muito orgulhosos dos resultados apresentados na Medição de Impacto, queremos mostrar a todos o quanto o Programa A União Faz a Vida pode ser profundo e transformador, afinal nossa aspiração é construir juntos uma sociedade mais próspera”, ressalta a presidente Maura Carrara ao firmar os contratos com os parceiros. 

 Galeria de Fotos

 Veja Também