Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

RESGATE

Casa da Cultura realiza exposi??o com parte do acervo hist?rico do Museu Municipal

Quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 704 vezes

O trabalho foi possível devido a um processo de restauração de peças e fotografias promovido pela coordenação


Ouvir matéria

A Casa da Cultura tomou uma iniciativa que está contribuindo para o enriquecimento cultural de toda a comunidade cafelandense neste fim de ano. Trata-se de uma exposição de parte do acervo histórico do Museu Municipal Cristiano Theofâneo Maltezo. As atividades tiveram início nesta quarta-feira, 11, e o material se encontra exposto no saguão de entrada. Toda a população está convidada a participar, pois a entrada é franca. A exposição segue até o dia 20, sexta-feira, das 7h às 19h, retornando no dia 6 de janeiro, segunda-feira, prosseguindo até o final do mês.

 

A abertura da exposição, nesta quarta, contou com a presença de autoridades como o prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, vice-prefeito Junior Motter e a secretária de Educação, Terezinha de Carvalho Leal Barbosa. Alunos de escolas e colégios do município também se fizeram presentes assim como servidores da Casa da Cultura.

 

A mentora do projeto, a coordenadora do Patrimônio Histórico Cultural Municipal, Marinês Fagundes Cordeiro, destaca que “foi trabalhoso o trabalho necessário para recuperar parte deste acervo histórico, desde objetos até fotografias, contudo é gratificante. Todos que tiverem a oportunidade de visitar este ambiente poderão conhecer mais a fundo o passado de nossa cidade”, destaca.

 

“Não tem preço ver aqui fotografias e objetos das histórias que nossos avós e pais nos contavam sobre como era Cafelândia. Parabéns a todos os responsáveis por esta iniciativa”, acrescenta o prefeito Bugrão.

 

Marinês é também escritora, autora do livro “Cafelândia: Um pouco da nossa História”. Paralelamente à exposição ela está promovendo uma campanha para arrecadar fundos para a AMA (Associação Amigos dos Melhores Amigos), que é uma ONG que trabalha em prol dos animais, no município. Os interessados podem realizar uma doação em dinheiro ou também em ração, recebendo um livro em troca. Ao todos são 250 livros.

 

PARCERIA

Também juntamente com a exposição do Museu Municipal Cristiano Theofâneo Maltezo, alunos do Colégio Alberto Santos Dumont estão expondo também fotografias usadas no projeto do colégio chamado de “Jornal Dumont”, que tem por objetivo divulgar ações de destaque dentro da instituição de ensino.

 

TECNOLOGIA

Na oportunidade, as autoridades e alunos presentes na abertura da exposição do museu puderam também visitar as instalações do Telecentro/Espaço Cidadão, que também fica na Praça Brasília, próximo à Casa da Cultura. No ambiente, toda a comunidade terá acesso à internet e cursos de capacitação na área de computação gratuitamente.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Veja Também