Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

AGRICULTURA

Reuni?o discute projetos da ?rea rural em Cafel?ndia

Quinta-feira, 24 de abril de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 496 vezes

Pavimentação poliédrica entre Central e Jotaesse foi um dos temas do encontro


Ouvir matéria

O Conselho de Desenvolvimento Rural de Cafelândia realizou na manhã da última terça-feira, 22, sua reunião de trabalho que discutiu assuntos voltados aos projetos do município com o governo federal, sobre o setor de agricultura. O encontro foi realizado no auditório da prefeitura e contou com a participação dos secretários Fábio Luis de Oliveira (Agricultura), Ricardo Dal Bosco (Planejamento), Arnaldo Pasquali (Viação e Obras), membros do Conselho Rural, técnicos da Emater e demais servidores da secretaria de agricultura.

 

Na oportunidade o secretário Ricardo Dal Bosco fez uma explanação sobre os projetos que já estão em andamento no município em relação à pavimentação com pedras poliédricas, entre eles um trecho de 6.000 m² da Estrada Santa Luzia, 3.900 m² na Vila do Sossego e 4.276m² na Estrada Campina, trabalhos estes que já estão concluídos. O secretário informou também que o governo do estado já autorizou o processo licitatório para a pavimentação de 10,8 Km de estradas rurais, que irão contemplar o trajeto de Central Santa Cruz a Jotaesse com (6,8 Km) e Cafelândia a Central Santo Antônio (4 km).

 

“Esse projeto faz parte do programa estadual Caminho das Pedras e o processo licitatório já está em sua fase final. Nos próximos dias deveremos iniciar a obra”, garantiu Dal Bosco. Sobre este projeto o Conselho de Desenvolvimento Rural sugere que primeiramente seja executado o trecho entre Central e Jotaesse, para posteriormente os quatro quilômetros entre Cafelândia e Central Santo Antônio.

 

“O trajeto entre Central e Jotaesse, além de ser mais extenso, é mais problemático em relação a manutenção devido ao tráfego ser maior e é por isso que sugerimos que seja executado nesta primeira etapa”, justificou Luiz Antonio Motter, presidente do Conselho.

 

O secretario Dal Bosco informou ainda que foi licitado recentemente um Rolo Compactador de 39 toneladas, que será adquirido entre parceria do município com o Ministério da Agricultura e que será de suma importância para a manutenção de estradas rurais.

 

Já o secretário de Viação e Obras, Arnaldo Pasquali, destacou que hoje a demanda em manutenção de estradas no interior do município é muito grande “devido a diversificação agrícola e também pela falta de maquinário, sendo que a prefeitura conta com apenas uma motoniveladora, e por isso foi preciso alugar mais uma.” Ainda de acordo com ele, a proposta é o município adquirir uma máquina seminova, usando o mesmo valor do aluguel como parcela de pagamento.

 

Por outro lado o município também aguarda a liberação de uma motoniveladora através do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal. “Três máquinas facilitariam o trabalho. Duas poderiam ser utilizadas para os serviços de estradas e a outra para atender serviços em propriedades particulares, assim o rendimento seria maior e atenderia a demanda”, acrescentou Pasquali.

 

A secretaria de Agricultura informou o conselho sobre a vacinação contra a aftosa e brucelose, sendo que é necessário o produtor rural apresentar o atestado de sanidade animal para continuar fazendo a entrega de leite em laticínios. Essa recomendação é do governo estadual.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também