Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

APRENDIZADO

Projeto Paran? Alfabetizado atende alunos de Central Santa Cruz

Quarta-feira, 02 de julho de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 213 vezes

O objetivo é preparar os alunos para ingressarem no EJA


Ouvir matéria

O prefeito de Cafelândia, Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, e a secretária de Educação e Cultura do município, Terezinha de Carvalho Leal Barbosa, estiveram na Escola Rural Estadual Benjamim Antônio Motter, de Central Santa Cruz, onde visitaram a turma de alunos do programa Paraná Alfabetizado na noite desta segunda-feira, 30. Ao todo 15 pessoas, com idade adulta, participam do projeto que tem duração de oito meses e serve de preparação para que os mesmos possam ingressar no EJA – Educação de Jovens e Adultos, de 1ª a 4ª séries.

 

De acordo com a professora Silvia C. Gehlen, responsável pela turma, ao perceber a dificuldade de visão de alguns alunos, a mesma procurou a direção da escola que através da administração municipal e por meio da secretaria de Saúde, realizou exames de oftalmologia, que beneficiou os estudantes. Em seguida eles foram encaminhados para o oculista, aonde fizeram a aquisição de óculos com preços reduzidos.

 

“Hoje com os seus óculos os alunos que apresentavam dificuldades para enxergar, dores de cabeça e até mesmo pensavam em desistir das aulas, conseguem acompanhar as atividades de forma confortável, o que é fundamental para um bom aprendizado”, comemora a professora.

 

Para a secretária Terezinha Leal, o projeto contribui de forma significativa pela busca do conhecimento. “Através desse projeto os alunos têm a oportunidade de ingressar no EJA e com isso aprenderem ler e escrever, buscando assim o crescimento pessoal”, disse.

 

“Aproveito e parabenizo todos os participantes desse projeto, pela disposição e o interesse em aprender. Isso só nos incentiva em manter essa parceria com o objetivo de zerar o analfabetismo no município”, pontuou o prefeito Bugrão.

 

O Paraná Alfabetizado é uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná e o Ministério da Educação, Programa Brasil Alfabetizado, prefeituras municipais, demais organizações governamentais e sociedade civil, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação. O programa foi criado para buscar a alfabetização de pessoas analfabetas com 15 anos ou mais. O processo de alfabetização tem duração prevista de oito meses, com dez horas de aula por semana, e as turmas podem ser localizadas em escolas da rede estadual ou municipal, centros comunitários e outros espaços físicos.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Veja Também