Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

PREVEN??O

Cafel?ndia realiza neste s?bado o ?Dia D? da campanha Agosto Azul

Sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 657 vezes

Homens com idade acima de 40 anos poderão fazer exames de saúde gratuitamente


Ouvir matéria

A secretaria de Saúde de Cafelândia irá realizar neste sábado, 30, entre 9h e 16h, o “Dia D” da campanha Agosto Azul, que tem como objetivo ações para incentivar a prevenção e a promoção da saúde do homem. Os atendimentos serão realizados na UBS (Unidade Básica de Saúde) da avenida Presidente Vargas, no Contorno Norte. A campanha é exclusiva para homens com idade acima de 40 anos e entre os procedimentos que estarão à disposição está a aferição da pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C, além de exames para diagnósticos de câncer bucal e orientações sobre tabagismo.

 

Neste sábado todo o atendimento será prestado gratuitamente por uma equipe da secretaria de Saúde, que nos últimos dias esteve concentrada na divulgação das ações. De acordo com dados da secretaria, em todo o município de Cafelândia, em torno de 2.252 homens estão dentro da faixa etária estipulada pela campanha. Para participar é necessário apresentar o cartão SUS, mas caso a pessoa ainda não possua este documento poderá fazê-lo na hora, apresentando CPF ou Identidade e comprovante de residência.

 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Cafelândia, a enfermeira Ana Carla Brandalize, está otimista em relação ao Agosto Azul. “A procura por informações sobre a campanha foi intensa nos últimos dias e isso nos assegura de que o ‘Dia D’ terá resultado positivo. Mesmo assim, esperamos que todos compareçam para receber o atendimento da nossa equipe”, destaca.

 

Ao todo a secretaria de Saúde estará disponibilizando em torno de 30 profissionais para o atendimento neste sábado. A campanha Agosto Azul foi instituída no estado do Paraná em agosto de 2012, por meio da lei estadual 17.099/12. Esse ano, a campanha chama a atenção para os malefícios do uso do tabaco, um dos principais causas evitáveis de mortes em todo o mundo. A discussão do tema tem como objetivo alertar para a importância da adoção de hábitos saudáveis de maneira que o curso da vida não seja interrompido precocemente.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também