Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

DEMOCRACIA

Neste domingo, dia 4 de outubro, acontecerá

Sexta-feira, 02 de outubro de 2015

Última Modificação: 05/10/2015 15:09:53 | Visualizada 728 vezes

Em Cafelândia a votação será na Escola Theofanio das 8h às 17h


Ouvir matéria

Neste domingo, dia 4 de outubro, acontecerá o processo eleitoral para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar em Cafelândia e demais municípios brasileiros entre 8h e 17h. É a chamada Eleição Unificada de Conselheiros Tutelares, onde pela primeira vez eles serão eleitos em uma única data, através de voto popular. O processo de escolha em data unificada é disciplinado pela Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Em Cafelândia a votação será na Escola Theofânio Agapito Maltezo, localizada na rua Plínio Costa, área central da cidade.

 

No município a eleição é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que conta com o apoio de uma Comissão Especial Eleitoral. Com a desistência de três candidatos e a obstrução de outra candidatura pela justiça, Cafelândia conta com 13 candidatos aptos participando do pleito eleitoral. Todos os eleitores residentes no município e em dia com a justiça eleitoral têm direito a voto, que é facultativo e será efetuado por meio de cédula manual, devendo o eleitor escolher o número do candidato de sua preferência e marcar na cédula. Ou seja, é permitido votar somente em um candidato.

 

No momento da votação o eleitor deve apresentar o título eleitoral e um documento com foto. Nas cabines de votação serão fixadas listas com relação de nomes, codinomes e fotos dos candidatos pela Comissão Eleitoral. Para esta eleição a Justiça Eleitoral disponibilizou três urnas. Também será disponibilizado transporte público para os eleitores da comunidade Central Santa Cruz que sairá daquela localidade às 14h com retorno às 16h. Após a votação as urnas serão lacradas e encaminhadas para o Clube do Vovô onde terá início a contagem dos votos, o qual será aberto à população.

 

O Conselho Tutelar é considerado uma peça importante na proteção às crianças e adolescentes e necessita de conselheiros comprometidos e capazes. As eleições unificadas acontecerão a cada quatro anos no primeiro domingo do mês de outubro de cada ano seguinte ao da eleição presidencial. Os eleitos no dia 4 de outubro tomarão posse no dia 10 de janeiro do ano que vem, pelo chefe do executivo local, e o mandato compreenderá o período de 2016 até 2019.

 

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também