Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

ANIVERSÁRIO

Cafelândia completa hoje 33 anos

Quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Última Modificação: 27/11/2015 13:55:13 | Visualizada 2943 vezes

A cidade é uma das grandes produtoras agropecuárias do Paraná


Ouvir matéria

Cafelândia completa nesta quarta-feira, 25, o 33º aniversário de Emancipação Político-administrativa. Este é um dos lugares mais produtivos para se viver.

Em 1982 foi realizada a primeira eleição, em 1983, Agenor Pasquali assumiu a Prefeitura de Cafelândia e a partir daí o município só cresceu. A primeira obra foi o Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, que pegou fogo e teve de ser reconstruída. O pioneiro, Valdir Stopacholi, 72, conta que a cidade cresceu muito desde aquela época. “Desde que eu cheguei aqui, em 1972, o município cresceu “1.050%”, acompanhei praticamente todas as obras, sempre trabalhei pela comunidade, tenho muito orgulho do que ajudei a construir” conta o pioneiro e primeiro Presidente da Câmara, responsável por ajudar no plebiscito que emancipou a cidade.

O prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão” faz uma homenagem ao aniversário da cidade. “Este é mais um ano de história da querida Cafelândia que está em festa por seus 33 anos de emancipação político-administrativa e nós temos orgulho de fazer parte desta história. Para o futuro temos o desafio de crescer e desenvolver, distribuindo renda, promovendo inclusão social para todas as gerações numa Cafelândia que acolhe a todos” ressalta Bugrão.

De acordo com dados do Deral (Departamento de Economia Rural), em Cafelândia a produção de milho é de 100 mil toneladas ano, já a produção de soja é de 90 mil toneladas por ano.

A produção de frango de corte é de 85 milhões de toneladas, produção essa que dá nome a tradicional Festa do Frango, que este ano teve a 18ª edição realizada e bateu recorde de público.

O morador Ademir Tenfen relata como era a cidade há 45 anos. “Nasci aqui e sempre morei aqui e não tenho intenção nenhuma de sair de Cafelândia, sinto orgulho em ver minha cidade crescendo, moro aqui desde que nasci. A cidade evoluiu muito desde que eu era criança e a cada ano está evoluindo mais” relata o morador.

No livro “Cafelândia, um pouco de nossa história”, a escritora Marinês Fagundes Cordeiro mostra fragmentos históricos por meio do depoimento de pioneiros. “O significado do nome não sei ao certo porque cada pioneiro tinha um relato diferente sobre os fatos, mas ele deriva do café” conta a escritora.

Quando colonizada era terra do café, agora é terra do frango e assim as famílias que aqui vivem aprenderam que Cafelândia é um dos melhores lugares para se viver. 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

A cidade reunida para assistir ao show de Rionegro e Solimões Crédito: Foto: Assessoria
Legenda: A cidade reunida para assistir ao show de Rionegro e Solim?es

 Galeria de Fotos

 Veja Também