Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Conexão por fibra óptica agiliza sistema de dados da prefeitura de Cafelândia

Terça-feira, 08 de novembro de 2016

Última Modificação: 11/11/2016 16:41:44 | Visualizada 757 vezes


Ouvir matéria

Com a explosiva evolução das comunicações, motivadas pela necessidade de aumento de capacidade de tráfego de informação surgem novos conceitos em tecnologias em termos de meios de transporte das informações. É nessa ideia que surge a fibra ótica, que garante nível elevado de fiabilidade a nível de transmissão de sinais e dados, voz e vídeo.

 

O Departamento de TI da Prefeitura Municipal de Cafelândia, num esforço conjunto com a Delta Telecomunicações Ltda acaba de concluir a interligação de todas as 16 Vlan´s existentes hoje em seu parque tecnológico através de Fibra Óptica que antes eram interligadas via rádio, sem nenhum custo adicional para o município. Desse modo, todo o sistema de comunicação foi ampliado e melhorado, tornando mais ágil a rede de dados e a troca de informações.

 

Segundo o Diretor do Departamento de TI, Carlos Nunes, “Com a fibra óptica, transmitem-se raios de luz ao longo de grandes distâncias, permitindo carregar milhares de informações digitais sem perdas significativas. Com a instalação da fibra, a conexão fica muito mais estável e rápida agilizando assim o atendimento em todas as Secretarias tornando o trabalho dos Servidores Públicos muito mais eficiente. As taxas de transmissões são altíssimas. Com isso, estamos no rumo das Cidades 100% Digitais, capacitando Cafelândia para atuar no futuro, conforme o conceito de Cidade Inteligente”, explicou o diretor. 

 

Saiba Mais

Cabos de fibra óptica estão substituindo fios de cobre para aumentar a velocidade de transmissão de informação digital. Estes cabos são feixes de “fios de vidro” extremamente puros que foram revestidas em duas camadas de plástico reflexivo. Uma fonte de luz é ligada e desligada rapidamente a uma extremidade do cabo de transmissão de dados digitais. A luz viaja através dos fios de vidro e de forma contínua reflete fora do interior dos revestimentos plásticos espelhados em um processo conhecido como reflexão total interna. Sistemas baseados em fibra óptica pode transmitir bilhões de bits de dados por segundo, e eles podem até mesmo levar vários sinais ao longo da mesma fibra usando lasers de cores diferentes. Esses cabos são tão finos quanto um fio de cabelo humano que carregam a informação digital ao longo de grandes distâncias.


A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características óticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo (filamento de vidro) e o revestimento (material eletricamente isolante).


Abaixo, a lista com os 16 pontos que são atendidos por fibra óptica até o momento:

Prefeitura Municipal de Cafelândia;

Centro Municipal de Saúde;

UBS Parque Verde Alvorada;

UBS Os Pioneiros;

UBS Benjamim Antônio Motter;

UBS Central Santa Cruz;

Secretaria de Ação Social;

CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Rosália Motter;

CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil João XXIII;

CRAS;

Secretaria de Esportes;

UBS Centro;

CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Anna Parchetta Franus;

Escola Municipal André Luiz da Silva Prestes;

Casa da Cultura;

Escola Municipal Teotônio Vilela

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

 Galeria de Fotos

 Veja Também