Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Campanha contra a febre aftosa já começou em Cafelândia

Segunda-feira, 05 de novembro de 2018

Última Modificação: 08/11/2018 17:21:23 | Visualizada 300 vezes


Ouvir matéria

 

A Secretaria Municipal de Agricultura de Cafelândia comunica aos produtores sobre a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. A campanha inicia nesta quinta-feira, 01 e segue até o dia 30 de novembro.

 

Deverão ser vacinados bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. A vacinação é obrigatória e o produtor que não imunizar o seu rebanho estará sujeito a multa.

 

A veterinária Ângela Sovinski, fala sobre a campanha. “A vacinação tem papel fundamental na prevenção e erradicação da febre aftosa, pois é forma mais eficiente, prática e barata de prevenção através da vacinação dos bovinos e búfalos, durante as campanhas de vacinação que ocorrem a cada seis meses, sempre em maio e novembro, nas quais devemos atingir no mínimo 90% de cobertura para que mantenhamos nosso status sanitário perante ao MAPA. Nesta etapa de novembro, todos os bovinos e búfalos existentes na propriedade devem ser vacinados, inclusive os bezerros com poucos dias de vida.

 

Obrigatoriedade da Vacinação e da Comprovação

 

A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias, estando prevista em legislação estadual.

 

A Adapar informa que a partir de novembro o valor da multa para o produtor que não vacinar e não comprovar a vacinação está bem mais alta em relação às campanhas anteriores. O objetivo não é multar, mas fazer com que o produtor se conscientize de sua obrigação e manter seu rebanho imunizado.

 

Por Michelli Lazzeri

 Galeria de Fotos

 Veja Também