Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Enfermeira Salete Calota é a primeira funcionária da Saúde a ser imunizada em Cafelândia

Quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Visualizada 97 vezes


Enfermeira Salete Calota é a primeira funcionária da Saúde a ser imunizada em Cafelândia

Da Assessoria

Em uma cerimônia simultânea entre os 24 municípios que compõe a 10ª Regional de Saúde, de Cascavel, o município de Cafelândia realizou por volta das 9h30 desta quarta-feira (20) a aplicação da primeira dose de vacinação contra a Covid-19. A enfermeira Salete Calota foi a primeira a ser imunizada. “Me sinto honrada e feliz em receber a primeira dose da vacina em Cafelândia. São alguns anos vacinando a comunidade e hoje tive a grata satisfação de ser a escolhida para receber essa importante vacina que vai salvar muitas vidas”, destacou. Salete Calota tem 48 anos e há 20 anos é enfermeira, sendo que 16 presta serviço ao município de Cafelândia como vacinadora da Sala de Vacinas do município.

O ato, que marca o início da imunização no município, aconteceu no Posto de Saúde central Arnaldo Busato e contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Culestiano Kiara; da primeira dama e secretária de Assistência Social, Roseli Camilo; da secretária de Saúde, Sarah Massaneiro; diretores de saúde; funcionários e imprensa. “Momento de agradecer aos profissionais da saúde que se desdobraram nestes dez meses de pandemia atendendo a nossa comunidade; aos governos pela disponibilização da vacina e a ciência, grande responsável pela descoberta da imunização. Sabemos que a vacinação não significa o fim da pandemia, mas acredito que esse um grande passo que estamos dando para que aos poucos possamos retomar às nossas vidas e a rotina que tínhamos; podendo visitar os parentes sem medo, as crianças brincarem entre si, enfim, tudo aquilo que fazíamos e que estamos com saudades”, destacou o prefeito de Cafelândia, Dr. Culestino Kiara. A secretária de Saúde, Sarah Massaneiro, destacou que a vacinação nesse primeiro momento será realizada aos funcionários que atuam na linha de frente da pandemia, por agendamento telefônico, e na sequência estaremos seguindo o Plano Nacional de Imunização. “A vacinação não é o fim da pandemia, por isso, peço encarecidamente para que as pessoas não deixem os cuidados de lado: higienização correta das mãos; distanciamento social e o uso da máscara”, afirmou Sarah

Plano Municipal de Imunização

O setor de Vigilância Epidemiológica, atendo ao pedido da 10ª Regional de Saúde, elaborou o Plano Municipal de Imunização que necessariamente precisa seguir o Plano Nacional, respeitando as particularidades de cada região.

De acordo com o Plano Municipal de Imunização de Cafelândia a ordem de vacinação obedecerá a seguinte escala: trabalhadores da saúde; pessoas com 80 anos ou mais; pessoas de 75 a 79 anos; pessoas de 70 a 74 anos; pessoas de 65 a 69 anos; pessoas de 60 a 64 anos; pessoas em situação de rua; força de segurança e salvamento; comorbidades; trabalhadores educacionais e da assistência social; pessoas com deficiências permanente severa; caminhoneiros e trabalhadores transporte coletivo rodoviário. “Atendendo todos esses grupos, acreditamos que na sequência todo o restante da população deverá receber a vacina, claro, sempre lembrando que as doses são enviadas conforme o planejamento do Ministério da Saúde. É importante que a população fique atenta em nossas redes sociais que estaremos sendo atualizando as datas e o cronograma”, encerrou a enfermeira Nelsi Nunes, enfermeira do Departamento Epidemiológico.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias