Quarta-feira, 19 de maio de 2010
Visualizada: 205 vezes
Ouvir matéria
Foi realizada em Cafelândia, nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a aula inaugural do curso de recepcionista na noite desta terça-feira, 18. O curso é fruto de uma parceria entre o município, através da secretaria de Ação Social, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As aulas se tornaram uma novidade na cidade, até mesmo pelo fato de serem gratuitas.
A secretária de Ação Social, Nilva Franus, observa que a mão de obra qualificada se tornou um diferencial nos dias de hoje. “Eu acredito que este é o primeiro de vários, pois a procura foi grande e já estão nos solicitando outros cursos. Estar preparado para o mercado de trabalho é fundamental e as pessoas estão buscando se profissionalizar, porque no mundo moderno não há mais espaço para amadores”, comenta.
O diretor do Senac em Cascavel, Ulisses Rodrigues da Silva, enfatiza que a principal intenção é gerar empregos. “Existem possibilidades de emprego embora, muitas vezes o que falta é mão de obra qualificada. Este curso com certeza trará empregabilidade à comunidade, que é o benefício que desejamos.”
A Técnica de Educação Profissional do Senac em Cascavel, Euzélia Horst, ressalta que o material didático, além de ser gratuito, possui uma grande qualidade, a ponto de ser procurado até mesmo por pessoas que não participam do curso. “O nosso material é confeccionado por uma equipe pedagógica em Curitiba e é excelente. Muitas pessoas procuram adquirir a fim de estudar para concursos, porém nós deixamos o material para nossos alunos. Tudo está muito bem explicado e nós contamos também com as aulas presenciais, que serão ministradas por nossos instrutores.”
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cafelândia (Acicaf), Carlos Eduardo Borges da Costa, aponta que o curso suprirá uma demanda de qualificação por parte dos contratantes. “Essa parceria entre o Senac e a prefeitura, a fim de oferecer profissionalização para as pessoas que mais precisam, é de suma importância para nosso município, não somente na questão social, mas também para o ramo empresarial. Hoje as empresas necessitam de profissionais qualificados e este curso veio para somar positivamente”, realça.
O responsável pela Agência do Trabalhador em Cafelândia, Américo Nunes, destaca que os currículos que contêm um curso como este de recepcionista certamente terão mais peso diante de uma oportunidade. “Para nós da agência é importante quando profissionais preparados deixam seus currículos à disposição. Com certeza será mais fácil inseri-los no mercado de trabalho”, orienta.
O curso terá duração de aproximadamente três meses e as aulas acontecem três vezes por semana nas dependências do Cras, totalizando 160 horas/aula.