Quarta-feira, 30 de junho de 2010
Visualizada: 10 vezes
Ouvir matéria
A secretaria de Saúde de Cafelândia foi a anfitriã de um treinamento, promovido pela 10ª Regional de Saúde na semana passada, onde foi abordado o assunto “Atualização do Ciclo da Dengue”. Estiveram presentes também os municípios de Corbélia, Braganey, Anahy, Iguatu e Nova Aurora. A intenção é promover uma intensa prevenção antes que o clima volte a esquentar e os mosquitos surjam novamente.
“É muito importante uma orientação como esta. Este é um ditado popular, mas é muito verdadeiro. Melhor prevenir do que remediar”, ressalta o prefeito de Cafelândia, Dr. Estanislau Mateus Franus.
A chefe do setor de Epidemiologia da 10ª Regional de Saúde, Roselane Oliveira de Souza Langer, explica que durante todo o ano não se pode deixar de combater os criadouros do mosquito. “Estamos no inverno, porém não podem parar as medidas de controle do Aedes Aegypt. O frio pode nos colocar em uma zona de conforto, pois podemos pensar que não haverá casos de dengue no inverno. A grande questão é que nós convivemos com vários criadouros da dengue, o que pode possibilitar uma situação mais agravante a partir do próximo verão.”
A secretária de Saúde de Cafelândia, Catia Hellmann, destaca que o evento tem grande importância para o município. “Foi um orgulho para nós realizar este evento aqui em Cafelândia, até mesmo diante dos casos de dengue que enfrentamos nos últimos meses. Esta é uma capacitação de máxima importância para que possamos combater o mosquito aedes aegypt com mais eficiência.”
“A dengue não se combate somente com o trabalho dos governos. Ela é uma doença um pouco diferenciada onde o papel da população é fundamental, pois os agentes de endemias não podem estar todos os dias nas residências. Só será possível um controle efetivo se toda a população tomar consciência e eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito”, finaliza Roselane.