Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-049
Acessibilidade

EDUCA??O

Cafel?ndia ? declarada Territ?rio Livre de Analfabetismo

Quarta-feira, 30 de junho de 2010

Visualizada: 82 vezes


Ouvir matéria

O município de Cafelândia foi declarado Território Livre do Analfabetismo nesta quarta-feira, 23. O evento contou com a presença de autoridades estaduais e municipais. Cafelândia é a 31ª do Paraná e a 2ª da região Oeste a conquistar o título. Cerca de mil pessoas participaram do evento, que começou com uma carreata pelas ruas centrais da cidade até a Associação dos Servidores Municipais de Cafelândia, onde aconteceu a cerimônia oficial.

 

“Sou um prefeito realizado e muito feliz por administrar um município que superou o analfabetismo. Certamente é a maior vitória de nossa educação e também da nossa gestão diante da administração pública de Cafelândia”, comemorou o prefeito de Cafelândia, Dr. Estanislau Mateus Franus.

 

A coordenadora estadual do Paraná Alfabetizado, Izabel Cordeiro Ribas Andrade, comenta que o trabalho conjunto e o esforço de todos foi decisivo. “A superação do analfabetismo no município de Cafelândia é o resultado do envolvimento, compromisso e trabalho sério de todos que acreditaram no poder da educação. É a soma dos esforços empreendidos pelos alfabetizadores e coordenadores do programa Paraná Alfabetizado, bem como da parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Cafelândia.”

 

A secretária de Educação e Cultura de Cafelândia, Rozane Pitol, observa que a promoção humana é o principal objetivo das ações de alfabetização. “Não tenho palavras para expressar o que estou sentindo ao ver todos estes alfabetizandos aqui. Esta é uma conquista do município, do Estado, dos professores, mas acima de tudo, uma vitória na história de vida de cada aluno que teve coragem de romper a barreira do analfabetismo.”

 

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, Marlene de Jesus Vilela Dias, acrescenta que as iniciativas, desde o governo estadual até o municipal, foram determinantes. “Nós vimos aqui o prefeito Franus emocionado em seu discurso ao ver a sua cidade recebendo este título. O empenho tanto do governo do Estado como do governo do município foram fundamentais para esta conquista. Cafelândia é exemplo a ser seguido em toda a nossa região.

 

No evento, o aluno José de Oliveira dirigiu a palavra aos presentes e relatou sua experiência. "Hoje as portas do conhecimento se abriram, pois sei ler e escrever. Nesta tarde estou tendo até a oportunidade de poder de falar em um microfone. Obrigado prefeito Dr. Franus, secretária de Educação professora Rozane Pitol e aos queridos professores do programa Paraná Alfabetizado”, celebrou.

 

Para ser considerado território livre, o município precisa reduzir a taxa de analfabetismo a 4% ou menos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano 2000 a taxa de analfabetismo no município de Cafelândia era de 8,01%. Desde 2004, com a implantação do programa Paraná Alfabetizado, essa taxa foi reduzida para o índice de 3,9%.

 Galeria de Fotos

 Veja Também