Terça-feira, 19 de outubro de 2010
Visualizada: 258 vezes
Ouvir matéria
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal consiste na aquisição de alimentos da agricultura familiar destinados a atender entidades sociais e escolas. Na modalidade compra direta, o Governo Federal através da SETP (Secretaria de Estado do Trabalho e Promoção Social) compra o alimento diretamente do agricultor familiar (classificado no PRONAF) e doa às instituições participantes do projeto. As entidades beneficiárias participantes podem ser escolas, centros de educação infantil, APAE’s e instituições sem fins lucrativos.
Lançado em 2003, o programa atende municípios em todo o país. Em 2010, o recurso federal repassado ao estado do Paraná para execução do PAA foi de 23 milhões, atendendo 287 projetos. Entre esses projetos, Cafelândia conquista participação no Programa pela primeira vez através de um projeto cuidadosamente elaborado pela Engenheira Agrônoma da Emater Vânia Rejane Baratto e a nutricionista da Secretaria de Educação Gracieli Buss.
Neste programa, Cafelândia beneficiará diretamente 20 agricultores familiares e 12 entidades dentre elas, escolas municipais e estaduais, centros de educação infantil, Apae, fundação Padre Luis Luise e programas sociais de atenção à criança e ao adolescente do município, totalizando R$ 83.435 reais em alimentos. Este recurso que é federal circulará no município, gerando desenvolvimento do comércio local bem como a geração de impostos que beneficiará a população na prestação de serviços públicos.
Os alimentos adquiridos da agricultura familiar farão parte de alimentação do publico assistido contribuindo para elevar o valor nutricional das refeições oferecidas nos estabelecimentos. Com a economia na compra de alimentos, município e entidades poderão investir seus recursos na aquisição de outros produtos e serviços que se faça necessário para cada situação, melhorando seu atendimento à população.
É importante ressaltar que os agricultores participantes deste projeto, serão assistidos por uma equipe técnica que garantirá qualidade total dos produtos resultando em segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes que serão beneficiados com a alimentação diversificada.
O apoio incondicional do Prefeito Municipal, da Secretaria de Educação, Secretaria de Ação Social e Secretaria de Agricultura tem sido decisivo para o sucesso deste trabalho. A prefeitura de Cafelândia em parceria com a Emater e CCPR (Centro de Comercialização do Produtor Rural) trabalha incansavelmente no fortalecimento da agricultura familiar no município.