Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

ESPIRITUALIDADE

Educadores participam de encontro com Dom Mauro em Cafel?ndia

Sexta-feira, 04 de fevereiro de 2011

Visualizada: 19 vezes


Ouvir matéria

Os professores da rede municipal de ensino de Cafelândia, juntamente com profissionais de entidades que trabalham com atendimento ao público, participaram na manhã desta sexta-feira, 4, de um momento de espiritualidade ministrado pelo arcebispo da arquidiocese de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos. O evento marcou o encerramento da semana pedagógica que teve início com planejamento interno nas escolas, capacitação de língua portuguesa e matemática, palestra motivacional com o professor José Alves Cruz com foco em empreendedorismo e por fim, o momento de espiritualidade.

 

A secretária de Educação e Cultura, Rozane Pitol destaca que se percebe cada vez mais a necessidade de trabalhar a dimensão espiritual e cultural em conjunto. “Estamos estudando, estamos planejando, estamos nos motivando, porém a espiritualidade está se tornando um ponto fundamental na educação e por isso nossos professores estão aqui hoje. Gostaria muito de agradecer e dizer que é uma honra recebermos Dom Mauro em nosso município. Certamente à sua mensagem possui um conteúdo muito rico.”

 

O encerramento das atividades nesta sexta-feira, além da secretária de Educação e Cultura, contou também com a presença do pároco monsenhor Valdecir Freitas Camilo e de autoridades como o prefeito em exercício, Arlindo de Matia, a secretária de Ação Social, Nilva Franus, a coordenadora da Casa da Cultura e da Pastoral da Educação, Terezinha Hellmann, entre outros.

 

Dom Mauro enfatiza que o educador é um profissional que necessita de valorização. “É importante que o professor tenha uma auto estima elevada e exerça este sacerdócio, pois a escolaridade é importante, porém mais ainda é que cada pessoa saia do estabelecimento de ensino formado como cidadão, para assim poder exercer a sua cidadania, bem como conhecer o seu espaço na sociedade, os seus direitos e deveres, para que não se torne um robô e também um instrumento frágil nas mãos de pessoas espertas”, comenta. “Eu vejo que a educação é o caminho mais eficaz para podermos avançar a um país de primeiro mundo e os professores são as pessoas mais capacitadas para ajudar o país, o estado, o município a dar este passo em direção ao desenvolvimento”, acrescenta Dom Mauro Aparecido dos Santos.

 

Para o prefeito em exercício, Arlindo de Matia, as oportunidades de crescimento nos dias atuais são inúmeras. “Anos atrás era muito mais difícil encontrar formação cultural e espiritual. Nossos professores e nossos alunos, com certeza, estão vivendo um grande momento que deve ser aproveitado ao máximo.”

 

O professor José Alves Cruz parabenizou a equipe da secretaria de Educação e Cultura pelo empenho em capacitar os profissionais de educação. “Os professores deverão iniciar o ano letivo com muita vontade de transferir os seus vastos conhecimentos aos alunos e a toda a comunidade escolar. Em Cafelândia encontrei uma turma entusiasmada, tenho certeza que a educação aqui é levada a sério e a qualidade da educação é um diferencial”, ressalta.

 

Segundo a professora Terezinha Hellmann as pessoas são formadas tanto pela realidade material como espiritual e a harmonia entre estas duas dimensões são fundamentais para o sucesso de qualquer atividade. “A educação é o caminho para a construção de uma nova sociedade e nós não fazemos nada, em nenhum setor, se não tivermos este momento de encontro com Deus. Isto é muito importante para qualquer ser humano. É necessário que estejamos com os corações ao alto, em Deus, e os pés firmes na realidade da nossa caminhada na construção de uma sociedade mais justa e humana.”

 

Todavia este trabalho de espiritualidade encontra resistência em alguns setores, que de acordo com Dom Mauro, é um erro. “Nós temos que diferenciar o laico do laicismo. O Estado é laico, ou seja, ele não tem uma opção religiosa, porém ele não é ateu. A nossa constituição brasileira é promulgada em nome de Deus. É bom que o Estado não se deixe influenciar por uma opção religiosa, mas o laico tem o seu espaço para Deus, ele não é adversário de Deus. O laicismo sim é adversário de Deus, pois este quer tirar Deus dos ambientes, quer tirar a espiritualidade e a religiosidade do povo. Mas isso não é do Estado. São pessoas que às vezes usam o Estado para tal”, conclui o arcebispo.

 

 

 Educação e fé: essa mistura dá certo?

 

A Canção Nova pode afirmar que essa mistura dá muito certo sim! Prova disso é que, neste domingo, 6, o Instituto Canção Nova – obra social mantida pela comunidade católica, em Cachoeira Paulista (SP) – completa dez anos de trabalho, “formando homens novos para um mundo novo”.

 

A escola atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de abrir suas portas para outras crianças da comunidade local no final de semana, para que elas possam participar de atividades como escolinha de futebol e vôlei, brinquedoteca, aulas de reforço, atendimento psicológico, fanfarra e GRD (Ginástica Rítmica Desportiva).

 

A grade curricular também é um diferencial: conta com as disciplinas de filosofia, ensino religioso, informática e espanhol. Preocupados ainda com a formação espiritual dos alunos, o local ainda oferece celebração de Santas Missas, formação para os pais, catequese e crisma.

Fonte: www.cancaonova.com

Dom Mauro em sua fala aos professores Crédito: ÉDER GULHAK
Legenda: Dom Mauro em sua fala aos professores

 Galeria de Fotos

 Veja Também