Sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
ÚVisualizada: 146 vezes
Ouvir matéria
As constantes chuvas de verão aliadas ao calor forte desta estação é a combinação perfeita para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Com base nisto e com o objetivo de evitar uma possível epidemia da doença no município de Cafelândia, a secretaria de Saúde estará realizando um arrastão no dia 21 deste mês.
A decisão foi tomada durante reunião da secretária de Saúde, Eliane Cristina da Silva Pinho, com a equipe de endemias do município, realizada no início desta semana. Durante o encontro ficou definido que será realizado nos próximos dias um trabalho de conscientização, com a confecção de cartazes e panfletos contendo ilustrações e informações sobre os cuidados que devem ser tomados para que não ocorra incidência maior de criadouros do mosquito. “Também ficou definido o período para que a população faça a recolha do lixo, entulho e qualquer tipo de recipiente que acumule água e deixe em frente às residências. A data para que isto seja feito é entre os dias 16 e 20 de janeiro, sendo que o arrastão ocorrerá no dia 21, quando uma equipe da prefeitura estará fazendo a coleta em toda a cidade”, explica a secretária.
Segundo dados da secretaria de Saúde em Cafelândia, a exemplo de vários municípios do Paraná, o índice é preocupante. O responsável pelo setor de endemias, Anderson Luiz de Almeida, informa que no município, “existe um caso confirmado da doença, e mais dois aguardam resultado, que segundo as características dos sintomas indicam que provavelmente possa ser Dengue”, alerta.
A secretária Eliane faz um apelo à população para que colabore com a campanha, no sentido de eliminar os focos do mosquito, recolhendo todo e qualquer lixo e entulho que acumule água. “Se cada um fizer a sua parte o resultado desse trabalho será mais rápido e assim estaremos evitando o problema da Dengue em Cafelândia. Por isso contamos com o envolvimento de toda a comunidade nesta campanha” finaliza Eliane.
Durante a recolha do lixo e entulho a partir do dia 21, a equipe da secretaria de Agricultura e Meio-Ambiente também estará colaborando.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO