Segunda-feira, 11 de março de 2013
Visualizada: 817 vezes
Ouvir matéria
A exemplo dos demais municípios brasileiros, em Cafelândia segue até o dia 28 de junho o prazo para que os jovens nascidos no ano de 1995 e anteriores a essa data têm para fazer o alistamento militar. Para dar entrada a esse documento é necessário ter em mãos uma cópia da certidão de nascimento, duas fotos 3x4 coloridas e também uma cópia de uma conta de água, ou luz para comprovar a residência.
Em Cafelândia essa documentação deve ser entregue na Junta do Serviço Militar, que funciona no prédio da Prefeitura, durante horário normal de expediente, ou seja, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Feito isso, a etapa seguinte é aguardar a convocação para o juramento à bandeira que tradicionalmente ocorre no mês de novembro, oportunidade também é feita a entrega do CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação.
O chefe da Junta Militar em Cafelândia, João Sales Svolinski, explica que o jovem nascido em 95 e que deixar para encaminhar os documentos depois do dia 28 de junho ficará automaticamente enquadrado para o ano seguinte, conforme o sistema eletrônico da Junta Militar. “Poderemos encaminhar normalmente a documentação, só que o juramento à bandeira e a entrega do CDI, ocorrerá somente no final de 2014 e além disso o jovem pagará a multa mínima estipulada por lei”, alerta João Sales.
Quem deixa de fazer o alistamento militar fica impedido de se matricular em faculdade, trabalhar com carteira assinada, emitir passaporte, participar de concursos públicos nas três esferas (municipal, estadual e federal), além de não poder dar entrada em outros documentos. Os jovens cafelandenses que ainda não se alistaram devem procurar a Junta Militar, para maiores esclarecimentos. Além disso, dúvidas sobre a emissão de outros documentos também podem ser tiradas no mesmo local.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO