Sexta-feira, 17 de maio de 2013
Visualizada: 199 vezes
A data foi institu?da pela lei federal 9.970/00, como Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Explora??o Sexual de Crian?as e Adolescentes
Ouvir matéria
O Conselho Tutelar de Cafelândia, em parceria com a Secretaria de Ação Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - (CMDCA), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com apoio da Polícia Militar e da Prefeitura, realizou nesta sexta-feira, 17, uma caminhada alusiva ao dia 18 de maio, instituído pela lei federal 9.970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Na sede do município o movimento teve início pela manhã, em frente ao Conselho Tutelar, e percorreu as principais ruas do centro da cidade até à Praça Brasília, onde foi encerrado com pronunciamentos de autoridades, dentre elas o prefeito Valdir Andrade da Silva, “Bugrão”. O mesmo foi realizado no período da tarde em Central Santa Cruz, sendo que a concentração maior foi em frente à Escola Rural Municipal Manoel da Nóbrega. A caminhada contou com a participação de alunos e professores das redes municipal e estadual, integrantes do Projeto Ser Ativo, servidores municipais, representantes de entidades como Acicaf e Rotary, além de empresários, membros da comunidade e a imprensa local.
Na oportunidade a presidente do Conselho Tutelar, Marli Ribeiro, aproveitou para agradecer a participação do público, bem como aos parceiros que estiveram envolvidos na realização do evento. Para ela, “quanto mais houver o envolvimento da sociedade e das famílias fica mais fácil proteger as crianças.”
O psicólogo do CRAS, Diego Franzoi, destacou que a família tem papel fundamental na prevenção de eventuais abusos contra as crianças e adolescentes, priorizando principalmente o diálogo entre pais e filhos. Já a vereadora Terezinha Hellmann, que representou o legislativo, conclamou a população para que não fique calada. “O sofrimento da criança não é somente físico, é também psicológico e por isso devemos denunciar”, disse.
O comandante do destacamento da Polícia Militar em Cafelândia, sargento Edival Batista, aproveitou para enaltecer o trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho Tutelar em Cafelândia e comentou sobre a importância de se fazer a denúncia, “pois a sociedade na maioria das vezes convive perto do problema e assim fica fácil para que as autoridades possam agir antes que o crime aconteça”, alertou.
Por fim o prefeito Bugrão, que aproveitou para agradecer os organizadores da caminhada, disse que sua administração está aberta para apoiar qualquer movimento que venha combater a criminalidade, principalmente contra as crianças e adolescentes. “As crianças têm que brincar e não ser brinquedo. Precisamos cada vez mais unir forças para combater este mal. O envolvimento do poder público, entidades, imprensa, sociedade e autoridades competentes é se suma importância para proteger o nosso futuro, que são nossas crianças. O Conselho Tutelar e a Polícia Militar precisam do nosso apoio e precisamos denunciar os casos de abusos”, ponderou o prefeito.
Dia 18 de maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/2000, no dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido, pois em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Este era o nome de uma menina de apenas oito anos que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta brutalmente por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de natureza hedionda, até hoje, 40 anos depois, está impune.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO