Quarta-feira, 26 de junho de 2013
Visualizada: 169 vezes
No total 221 alunos do segundo ano do ensino fundamental participam do projeto
Ouvir matéria
A Secretaria de Educação do município de Cafelândia realiza nesta semana a aplicação da Provinha Brasil, entre as crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental de todas as escolas do município. A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.
O projeto tem por objetivo fazer um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.
A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Em Cafelândia a Provinha Brasil abrange onze turmas, totalizando 221 alunos do segundo ano matriculados na rede municipal de ensino.
Para a secretária de educação no município, Terezinha Leal, esta é mais uma ferramenta que contribui para acompanhar o desempenho do aluno, enquanto criança. ”Esse é um projeto de suma importância para que possamos avaliar o aprendizado dos nossos alunos e seu desempenho em sala de aula. Além disso, contribui também para que o professor possa detectar possíveis dificuldades de alfabetização dessa categoria de estudantes”, disse. A secretária enalteceu ainda o envolvimento e dedicação de diretores, professores, e equipes pedagógicas das escolas da rede municipal na preparação dos alunos para esta primeira fase da Provinha Brasil. Segundo ela, “o esforço de todos contribui com o futuro”, finalizou.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO