Quarta-feira, 03 de julho de 2013
Visualizada: 619 vezes
Ouvir matéria
A secretária de Educação e Cultura do município de Cafelândia, Terezinha de Carvalho Leal Barbosa, juntamente com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cafelândia, Fábio Luis de Oliveira, e a secretária de Educação e Cultura de Corbélia, Marilu Giongo Pfeffer, participaram recentemente, em Curitiba, de uma reunião pública internacional que teve como principais focos o banimento do uso do amianto no estado, fortalecimento da agroecologia e captação de recursos para produção de alimentos orgânicos.
“Nós recebemos algumas orientações para adotar medidas de fortalecimento da chamada agroecologia, reduzir o uso de agrotóxicos, zelar pela saúde pública, formas de se conseguir recursos públicos para a produção de alimentos orgânicos e também estratégias para banir o uso de amianto no Paraná, produto este que traz inúmeros malefícios à saúde”, explica a secretária Terezinha Leal.
A inalação do amianto é considerada extremamente nociva à saúde, causando diversos tipos de doenças pulmonares. Acredita-se que as fibras do material são responsáveis pelo aumento do risco de câncer de pulmão em trabalhadores que são expostos diariamente a essa substância, como mineiros, trabalhadores da construção civil, profissionais que precisam manipular o amianto e mecânicos que trabalham com freios. Cerca de 38 países já baniram o uso do minério. Estimasse que, no Brasil, o amianto é utilizado em mais de 3 mil produtos.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO