Quinta-feira, 03 de outubro de 2013
ÚVisualizada: 342 vezes
Ouvir matéria
Na última segunda-feira, 30, as secretarias de Finanças e de Saúde, respectivamente, realizaram sua prestação de contas do segundo quadrimestre do ano, em audiência pública na Câmara Municipal, conforme exige a Lei de Responsabilidade Fiscal. Compareceram na ocasião diversas autoridades como o prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, o vice-prefeito Junior Motter, o secretário de Finanças, Dionísio Czerniej, a secretária de Saúde, Eliane Cristina da Silva Pinho, secretários de outras pastas, os vereadores que compõem as comissões de Finanças e Orçamento e também Saúde e Assistência Social, além de demais vereadores, servidores públicos municipais e a comunidade.
De acordo com os números apresentados pelo prefeito e secretário, acompanhados do contador da prefeitura Altair Pauletti, na audiência realizada pela secretaria de Finanças, a saúde econômica da atual administração vai bem, onde até o momento já se investiu 23,82% da receita arrecadada em Educação, uma vez que a lei exige investimentos de no mínimo 25%. Esse índice deverá ser alcançado até o final do exercício, devido à algumas obras que ainda estão em andamento, como por exemplo, a conclusão da Super Creche e melhorias em escolas do município.
Já em relação aos gastos com saúde, onde a legislação exige um mínimo de 15%, até agora, a administração cafelandense já investiu 22,11%. Os dados apresentados pela Secretaria de Finanças foram analisados pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Ivan Bortoluzzi, pelo vice-presidente José Ivo Ribeiro e secretário Charles Roling.
Já na Saúde, os dados, explanados pelo prefeito e secretária, dão conta de que o trabalho da secretaria está a todo vapor, com inúmeras consultas e exames, além de encaminhamentos e também atendimentos para as mais diversas especialidades. Na ocasião o vice-presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Edson Anzen, e o secretário Rodrigo Jair Diefenthaler, conduziram os trabalhos. Durante a audiência, tanto o prefeito Bugrão quanto a secretária Eliane Cristina, responderam aos questionamentos dos vereadores, sobre as atividades da secretaria de Saúde no município.
“Estamos aqui para cumprir o que determina a lei, mas muito mais que isso, mostrar para os vereadores e também para toda a população o que temos feito até agora. Estamos trabalhando para que o município tenha condições plenas de fechar as contas no final do ano com êxito, inclusive pagando em dia os adicionais de férias e 13° salário dos servidores”, destacou o prefeito.
A realização da audiência pública é determinada à municipalidade com base na Lei Federal N° 101, Lei de Responsabilidade Fiscal.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Inauguração da Estrutura Física da Nova Câmara de Vereadores de Cafelândia
Hospital Municipal e 5ª Etapa da Casa da Cultura serão inaugurados nesta quinta