Quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Visualizada: 827 vezes
O aumento no efetivo tanto pessoal quanto no maquin?rio possibilitou a melhoria e maior agilidade na limpeza
Ouvir matéria
O município de Cafelândia está se tornando referência se tratando de limpeza pública. No município, desde o início da nova gestão várias ações estão sendo desenvolvidas para amenizar o problema, que era constante no município.
O aumento no efetivo tanto pessoal quanto no maquinário possibilitou a melhoria e maior agilidade na limpeza em todo o município. Um dos principais locais que antes era ponto de descarga de lixo por parte de moradores, na saída para Central Santa Cruz, agora é exemplo. O secretário de Agricultura de Cafelândia, Fábio Luiz de Oliveira explicou sobre como estava e como está agora a localidade. “Antigamente, o pessoal passava diariamente e depositava seu lixo ali, eram entulhos, restos de construções, restos de móveis e até roupas. Com a nova administração, colocamos no plano de trabalho a ação de uma vez por semana, limparmos esses locais. Assim, o pessoal jogava de segunda a sexta, na sexta a tarde ou no sábado de manhã a equipe se deslocava com dois caminhões, pegando do trevo que desce para a Aercol até aquela localidade juntando tudo o que tinha de lixo.” Explica.
Ainda com relação ao trecho que vai de Cafelândia a Central Santa Cruz, foi contratado um vigia, que fica o dia inteiro catando o lixo e dando o destino final, além de fiscalizar, vendo quem vai jogar, anotando o modelo do carro, a cor e a placa para que a pessoa possa ser identificada e notificada.
DER
O DER possui a margem lateral da rodovia sendo 5 metros para cada lado, onde a responsabilidade da limpeza é por parte do Departamento. “Nós entramos em contato com o DER e solicitamos que eles viessem retirar esse lixo de Cafelândia até Central Santa Cruz, onde foram recolhidos dois ou três caminhões de lixo. Isso é uma coisa que nenhum município faz, mas se a administração cobrar, tem que ser feito.” Destaca o secretário.
EFETIVO
O efetivo também é maior, para o serviço, foi disponibilizado dois caminhões para coletar o lixo, duas camionetes, além de um trator e outros maquinários o que proporcionou uma estrutura melhor para manter a cidade limpa.
CONSCIENTIZAÇÃO
Porém, não basta a prefeitura fazer a sua parte, se a população não se conscientizar quanto a destinação correta do lixo. “É importante o munícipe se conscientizar, não adianta a prefeitura investir nesse trabalho de limpeza, se a população não se conscientizar quando a correta destinação do seu lixo seja ele orgânico, reciclável ou entulhos”, Frisa Fábio.
Para tanto, estão sendo realizadas palestras nas escolas publicas e privadas de Cafelândia como desta Rogério Schmidt, coordenador de Agricultura e Meio Ambiente. “A gente está realizando esse ciclo de palestras nas escolas, onde a gente conscientiza o pessoal com referência ao lixo, principalmente a separação lixo reciclável. A gente vê que o pessoal não separa muito ou até mesmo não faz a separação correta. Por exemplo, é uma lata de massa de tomate que não é lavada ou uma caixa de leite que não é lavada, acaba vazando e contaminando outros materiais. As pessoas que vão separar esse material deve se lembrar que outras pessoas vão trabalhar na separação dele, se não fizer a pré-lavagem, vai ficar mau-cheiro, criar doenças, por isso é importante a conscientização.” Acrescenta.
Robson Aguiar, coordenador dos recicláveis lembra da importância de orientar os pequenos. “Nessas palestras nós visamos a natureza, cada material reciclado é uma forma de preservar a natureza. Começamos com as crianças que estarão cobrando seus pais com a orientação que nós passamos e depois o trabalho continua. Se todos começarem a reciclar, isso se tornará um costume e um vizinho irá estimulando o outro.”
COMPARATIVO
Em comparativo com a administração passada, as ações com o lixo reciclável foram praticamente triplicadas, como conta Robson. “Estamos felizes com o trabalho que estamos desempenhando, pois antes recolhíamos cerca de 15 toneladas de lixo e hoje recolhemos tem média 35 a 40 toneladas, por mês. Com uma organização melhor quase triplicou os materiais. A prefeitura está desenvolvendo várias atividades, já pedimos também 10.000 bolsas especiais para colocar esse material reciclável e vale lembrar, que hoje já está difícil, imagine para nossos filhos e nossos netos.” Destaca.
LIXO RECICLÁVEL
Atualmente, duas equipes passam recolhendo o lixo reciclável no município. Está sendo divulgado através de panfletos as datas que as equipes passam em cada bairro, em cada localidade de Cafelândia. O secretário lembra da importância dos moradores se aterem ao dia em que a equipe passa recolhendo o lixo em seu bairro. “É importante o pessoal se ater muito a isso e se preocupar. Não adianta o caminhão passar na segunda-feira por exemplo e o morador colocar seu lixo na terça-feira, o lixo vai ficar uma semana até a próxima recolha.”
A administração municipal está ainda formalizando com empresas de fora para fazerem a coleta de isopor, aparelhos eletrônicos, resíduos de lava-car, vamos procurar atingir todas as áreas.
LIXEIRA COMUNITÁRIA
No município ainda existem algumas localidades onde temos dificuldade na recolha do lixo, chamada lixeira comunitária. Isso vem do contrato da gestão passada que não colocou no contrato o Jardim Itália, na nova licitação que será feita no inicio do próximo ano, nós vamos passar a coletar em todos os bairros do município, inclusive os bairros novos, no sentido global.
Da redação: Amílcar J. Bueno
Fonte: Jornal Integração