Quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Visualizada: 425 vezes
A multa estipulada pelo governo para quem deixar de vacinar ? de R$ 107,58 por animal
Ouvir matéria
A secretaria de agricultura do município de Cafelândia já está preparada para a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que será realizada em todo o estado do Paraná no período de 1° a 30 de novembro. A meta no município é vacinar 4.857 bovinos envolvendo animais de todas as idades. Nesta semana o secretário municipal de agricultura, Fábio Luís de Oliveira, e a médica veterinária do município, Ângela I. Sovinski estiveram reunidos discutindo as estratégias para acompanhar a vacinação que estará ocorrendo em 260 propriedades do município.
Na primeira etapa da campanha realizada em maio deste ano, quando a faixa etária estipulada dos animais era de (zero) 0 a 24 meses, o município atingiu o índice de 89,29% do rebanho, de um total de 3.105 cabeças. Para esta segunda etapa, a exigência da Adapar-Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná, órgão da SEAB que coordena a campanha no estado, é que 100% do rebanho seja vacinado. Angela Sovinski informa que a exemplo dos demais municípios do Paraná, a partir desta sexta feira 01/11, as doses da vacina já estarão disponíveis nos estabelecimentos comerciais credenciados no município.
“É importante que os proprietários de bovinos ao fazerem a retirada da vacina apresentem o comprovante junto à unidade veterinária. Caso contrário, se o proprietário for notificado terá que pagar a multa determinada pelo estado que é de R$ 107,58 por animal não vacinado”, alertou. De acordo com a SEAB, além da multa o produtor também fica impedido de transportar seus animais para qualquer finalidade. “Queremos que os nossos produtores se conscientizem sobre a importância da vacinação. Para isso estaremos de prontidão para qualquer esclarecimento que possa evitar futuros transtornos ao rebanho bovino do nosso município e consequentemente aos proprietários”, destacou o secretário Fábio Luis.
Na última terça feira 29/10 o secretário estadual de agricultura e abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara esteve em Umuarama para fazer o lançamento oficial da segunda etapa da vacinação contra a afotosa. Ortigara lembrou que o valor da dose de vacina é muito menor do que a multa que o produtor pode levar se não vacinar seus animais. “Além disso, é importante não colocar o Paraná em riscos desnecessários”, ressaltou. No Paraná a meta é vacinar 9,4 milhões de cabeças, que corresponde a 100% do rebanho estadual.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO