Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-049
Acessibilidade

PR? CONFER?NCIAS

Um dos focos da Sa?de esse ano ? a sa?de mental

Sexta-feira, 24 de julho de 2009

Visualizada: 30 vezes


Ouvir matéria

A secretaria de Saúde de Cafelândia encerrou nesta quarta-feira, 22, a realização das pré conferencias em preparação para a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no próximo dia 29. Desde o dia 7 deste mês a secretária Catia Hellmann, os palestrantes Maria Lúcia de Jesus e professor Renato de Oliveira e a equipe da secretaria de Saúde percorreram no interior as comunidades de São José, Campina e Central Santa Cruz. Já na cidade passaram pelos bairros Benjamin Antônio Motter, Parque Verde e Alvorada e Os Pioneiros além de realizar também uma pré conferencia para o centro da cidade e outra para os profissionais da área da saúde.

 


Segundo a secretária de Saúde, Catia Hellmann, as pré conferências são uma forma de fortalecer a participação da comunidade na elaboração e execução de ações nos serviços de saúde. “As pré conferências tem a importância máxima para o município e comunidade em geral porque através delas e da Conferência Municipal, a população passa a ver os seus direitos e deveres na área da saúde pública e passa também a ver a saúde no geral, como meio ambiente, saúde pública e outros fatores”, explica Catia.

 


Durante as pré conferências o professor Renato de Oliveira, que é especialista em saúde mental e programação neurolinguística, foi questionado sobre um tema que segundo ele é um dos principais problemas de uma má saúde mental. “A depressão é um estado prolongado de tristeza, de negatividade, perda da vaidade, tendência ao isolamento, muitas vezes com um medo exagerado, a chamada síndrome do pânico e também irritabilidade. Esses são os sintomas principais que levam a identificar a depressão.”

 

 Segundo ainda o professor os sintomas são muito parecidos de uma pessoa para a outra, porém as causas são inúmeras: Perca de um sentido para viver, o estresse ou ainda a baixa auto estima. “Para mim, o fator mais comum que leva ao processo depressivo é a auto depreciação, a baixa auto estima. Por que uma pessoa que vive se desvalorizando e se colocando para baixo, de tanto fazer isso acaba caindo. A depressão normalmente é um buraco que a própria pessoa cava. Então é muito importante que as pessoas entendam que o amor próprio, ou seja, uma boa auto estima é fundamental em nossas vidas. A principal conquista do ser humano é a conquista de si mesmo. Como disse Santo Agostinho: ‘Procurei a Deus e não encontrei. Procurei um amigo e não encontrei. Procurei a mim mesmo e encontrei os três.’”

Vários encontros foram realizados para apoiar a Conferência Municipal Crédito: Éder Gulhak
Legenda: Vários encontros foram realizados para apoiar a Conferência Municipal

 Galeria de Fotos

 Veja Também