Sexta-feira, 09 de outubro de 2009
Visualizada: 154 vezes
Ouvir matéria
O coordenador de Indústria e Comércio de Cafelândia, Fernando Aparecido Guedes, esteve entre os agentes, indicados por 24 municípios da região oeste, para uma capacitação que aconteceu no dia 28 de setembro, no escritório regional do Sebrae/PR, em Cascavel. O treinamento se encerrou na sexta-feira, dia 2. “A função dos agentes é atuar como interlocutores entre o poder público e entidades do setor produtivo, facilitando ações de desenvolvimento baseadas nos pequenos negócios. A figura do Agente de Desenvolvimento está respaldada na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor no Brasil desde dezembro de 2006”, explica Guedes.
Os Agentes de Desenvolvimento irão contribuir para que às micro e pequenas empresas usufruam de benefícios como a simplificação no recolhimento de impostos, desoneração tributária, simplificação do processo de abertura, alteração e encerramento de empresas, facilidade de acesso ao crédito e ao mercado, preferência nas compras públicas, estímulo à inovação tecnológica, incentivo ao associativismo e regulamentação do empreendedor individual.
A consultora do Sebrae/PR em Cascavel, Danieli Doneda, destaca que o Sebrae/PR estimula o desenvolvimento por meio do fortalecimento dos pequenos negócios. “Os agentes serão responsáveis pela implantação das ações que criarão, de fato, um ambiente propício ao crescimento das micro e pequenas empresas nos seus municípios”, destaca.
Ainda segundo Danieli o passo seguinte será a criação de Comitês Gestores formados por representantes de várias entidades e instituições.