Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-049
Acessibilidade

EMPREENDEDORISMO

Cafel?ndia sedia 2? Encontro Microrregional de Mulheres e Jovens Empreendedoras

Quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Visualizada: 35 vezes


Ouvir matéria

.:Ouça a notícia

 

Aconteceu na sede da Associação dos Servidores Municipais de Cafelândia, a Asmuca, o 2º Encontro Microrregional de Mulheres e Jovens Empreendedoras nesta quarta-feira, 21. O evento foi promovido pela prefeitura de Cafelândia por meio da secretaria de Ação Social e a Emater, com apoio das secretárias de Ação Social dos municípios da microrregião, que são Anahy, Braganey, Corbélia, Jesuítas, Nova Aurora e também do ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

A anfitriã do evento, a secretária de Ação Social de Cafelândia, Nilva Franus, destaca que com iniciativas como essas, todos os municípios envolvidos são beneficiados. “Para Cafelândia é muito importante este encontro e também para todas as cidades que estão aqui representadas. Hoje, mais do que nunca, as mulheres estão buscando algo mais para as suas vidas e para ajudar a família. Eu conversava agora a pouco com uma senhora jovem que está muito motivada em trabalhar, pois ela está ajudando a comprar as coisas dentro da sua casa. Ela disse que jamais pensou que conseguiria chegar onde está.”

 

O prefeito de Cafelândia, Dr. Estanislau Mateus Franus, afirma estar feliz por Cafelândia sediar a segunda edição do evento e destaca que o mesmo se torna uma oportunidade para que muitas mulheres se decidam pelo empreendedorismo. “Esta é um iniciativa que com certeza, após a palestra do professor Renato Jasper, muitas mulheres aqui presentes tomarão a iniciativa de empreender, de começar o seu próprio negócio, para não somente se dizer independente, mas colaborar com a sua família quando muitos ainda falam em tempos de crise”, enfatiza o prefeito.

 

A assistente social da Emater de Cascavel, Jussara Walkowicz, é uma das organizadoras do evento e fala sobre a realização da primeira edição, que aconteceu em Corbélia no ano passado e também sobre a capacidade empreendedora da mulher. “Um dos frutos do evento do ano passado é um livro de receitas que nós trouxemos para ser lançado aqui. É importante ressaltar que a mulher possui uma força muito grande que quando usada de forma correta traz benefício para ela, mas acima de tudo para toda a sua família. E nós estamos buscando, com esse evento, a melhor forma de estimular as mulheres e jovens para que tenham coragem e deixem essa força vir para fora”, explica.

 

A engenheira agrônoma da Emater de Cafelândia, Vania Rejane Barato, também ressalta que o principal objetivo do encontro é despertar o empreendedorismo nas participantes. “Entre todos os municípios que estão participando aqui nós estimamos aproximadamente a participação de 250 mulheres e jovens agricultoras empreendedoras e o objetivo maior está claro para nós: despertar a mulher empreendedora para esse mercado que pode ser explorado tanto no município quanto na região”, encoraja Vania.

 

O palestrante, engenheiro agrônomo da Emater de Cascavel, professor Renato Jasper, finaliza e pondera que o crescimento pessoal das participantes sempre será o foco dos eventos. “Nós viemos aqui com a intenção clara de trabalhar com as mulheres questões de mercado e empreendedorismo. Existe um caminho aberto, tanto nos produtos transformados, ou seja, na agroindústria, como no artesanato. Todavia, mais importante do que tudo isso é o crescimento pessoal delas. O empreendedorismo faz parte desse crescimento. Então juntamente com a área de Ação Social das prefeituras está sendo realizado este evento no sentido da valorização da mulher. E a valorização não apenas como um momento festivo, mas um momento de trabalho que vai se transformar em renda para a família toda.”

Secretária de Ação Social de Cafelândia, Nilva Franus, falando aos presentes Crédito: ÉDER GULHAK
Legenda: Secretária de Ação Social de Cafelândia, Nilva Franus, falando aos presentes

 Galeria de Fotos

 Veja Também