Segunda-feira, 15 de março de 2010
Visualizada: 73 vezes
Ouvir matéria
O dia “D” de combate à Dengue aconteceu em Cafelândia nesta sexta-feira, dia 12. A intenção foi realizar um trabalho de patrulha, orientação e recolha de entulhos onde uniram forças a secretaria de Saúde, secretaria de Educação, secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos, secretaria de Agricultura, Corpo de Bombeiros de Cascavel entre outros.
A secretária de Saúde, Katia Hellmann, conclama toda a população para dividir a responsabilidade sobre o controle da doença no município. “A participação de todos é fundamental. Cada morador da cidade tem em suas mãos a possibilidade de evitar uma epidemia ou deixar que a doença assole a todos.”
A coordenadora de Vigilância Sanitária no município, Ângela Sovinski, explica que a estratégia foi elaborada para atingir o maior território possível. “Nós estamos distribuindo as equipes com um Agente de Endemias, dois Agentes Comunitários de Saúde e os demais participantes. Cada profissional irá trabalhar na sua própria área de atuação, pois eles conhecem todas as residências, as famílias e os melhores horários para abordar os moradores.”
Ângela continua e também enfatiza que o trabalho das autoridades será em vão sem a colaboração em massa dos cidadãos. “São aproximadamente 50 pessoas envolvidas neste arrastão que têm a missão de passar de casa em casa deixando um saco plástico para recolha de entulhos que acumulem água e um folder com orientações. Pedimos que a população se conscientize pois o índice de infestação no município está em 1,18 e já temos três casos autóctones, ou seja, o vírus está circulante.”
O 1º Sargento do Corpo de Bombeiros de Cascavel, Paulo Dirnei explica que a prevenção é a melhor saída para situações como essa. “Na verdade este é antes de mais nada um trabalho preventivo. Nós estamos realizando visitas em várias cidades da região a fim de evitar que o vírus se espalhe. Podemos perceber que Cafelândia é uma cidade limpa porém em alguns lugares notamos que as pessoas não separam o lixo. Nos lotes baldios encontramos entulhos, lixo reciclável e até mesmo lixo orgânico que somados se tornam verdadeiros criadouros”, alerta.
O presidente da comunidade do bairro Parque Verde/Alvorada, Valter Giacomini, apóia a iniciativa e acredita que todos devem contribuir. “Nós estamos vendo nos meios de comunicação que o índice de Dengue está aumentando, por isso é muito importante que todos unamos forças, pois sempre foi, e sempre será melhor prevenir do que remediar”, comenta.