Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

AGILIDADE

Prefeitura de Cafel?ndia investe em asfalto instant?neo

Segunda-feira, 14 de julho de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 656 vezes

O objetivo é atender as solicitações menores com mais rapidez


Ouvir matéria

Uma novidade utilizada pela secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos de Cafelândia está chamando a atenção. É um produto conhecido como “recompositor de pista”, que consiste em uma espécie de asfalto instantâneo. Geralmente o material utilizado para fazer asfalto ou mesmo as operações “tapa buracos” é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), contudo, o concreto, por ser quente, tem que ser manuseado rapidamente e demanda de uma grande quantidade de trabalhadores, além de caminhões e equipamentos. A vantagem do novo produto é poder ser trabalhado à frio, por apenas uma pessoa e com uma quantidade reduzida em cada aplicação.

 

“Esta foi uma solicitação do setor responsável a qual atendemos o mais rápido possível, pois ficou constatado, durante um período de teste, que o produtor realmente é muito bom”, destaca o prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão”.

 

Há alguns meses a administração municipal, portanto, fez uma pequena compra para o teste e agora, aprovado, o asfalto instantâneo já foi adquirido em grande quantidade para estar à disposição. Foram investidos R$ 120 mil com recursos próprios para 100 toneladas do produto. “Quando o asfalto está com muitos problemas e buracos o ideal é fazer um trabalho maior, mas quando a questão é apenas uma panela ou duas, o que já atrapalha e muito os motoristas, nós entramos em ação com este novo produto. Após fazer a limpeza do local nós aplicamos um pouco de emulsão, que é uma espécie de tinta própria para isto, e adicionamos o recompositor. Caso o buraco for muito grande pode-se também usar pedra brita na base”, explica o secretário Arnaldo Pasquali.

 

Pasquali continua e acrescenta que “a principal vantagem diz respeito à agilidade, pois todo este processo pode ser realizado por um único servidor. A compactação é feita com o próprio veículo que foi utilizado para levar o asfalto. Por ser trabalhado frio, o asfalto é facilmente manuseado e na sequência seca normalmente.”

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também