Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

APAE de Cafelândia sedia eleição de Autodefensor Regional

Terça-feira, 25 de abril de 2017

Última Modificação: 03/05/2017 13:56:37 | Visualizada 1043 vezes


Ouvir matéria

A Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial João Vianei – APAE de Cafelândia, sediou na última quinta-feira dia, 20, a eleição de Autodefensor Regional das APAEs 2017.

 

Este movimento de autodefensoria é desenvolvido pelas APAEs, e os alunos tem espaço para sugestões e ideias visando seus direitos e deveres. De acordo com a diretora da APAE de Cafelândia, Ana Claudia Moratelli Abate, “o autodefensor é o porta voz de seus companheiros diante à diretoria da instituição e à sociedade. É mais uma conquista para as pessoas com deficiência, na busca do crescimento e da autonomia”, comenta.

 

O evento contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o prefeito do município, Dr. Franus, a primeira dama e secretária de Ação Social, Nilva Franus, a equipe da Secretaria de Educação e demais autoridades representando as APAEs da região.

 

Antes de iniciar a votação do autodefensor os alunos tiveram uma palestra sobre sexualidade, com a psicóloga da APAE de Cafelândia, Claudia Daine de Souza Campestrini.

 

Nesta eleição concorreram 10 casais, no total de 20 alunos. Antes da votação, cada candidato teve alguns minutos para fazer suas propostas para os eleitores presentes (autodefensores das Apaes). Foram eleitos: representante do sexo masculino, Titular, Eder Paulo Zanon, da APAE de Capitão Leônidas Marques, Suplente Cosme Bruno Taborda Santos, da APAE de Nova Aurora. Representante do sexo feminino: Titular, Jicele Paulleti, da APAE DE Cafelândia, Suplente, Katiely dos Santos da APAE de Braganey. Eles irão representar o Conselho Regional que é constituído por 19 APAEs, que pertencem ao Núcleo Regional de Cascavel.

 

O prefeito Dr. Franus comentou sobre a participação do evento. “Eu gostaria de parabenizar a equipe da APAE de nosso município. O evento aconteceu como o esperado e todos se empenharam. A eleição foi bastante divertida e ocorreu com transparência. Meus parabéns aos alunos que se elegeram”, afirmam.

 

Por fim, a diretora da Apae, Ana Claudia Moratelli Abate, agradeceu a participação de todos. “Em nome de todos da Apae, agradeço a presença das autoridades. Ficamos lisonjeados por termos sido escolhidos para sediar o evento”, finaliza.

 

Os titulares irão participar “III Fórum Estadual da Família Apaeana” que será realizado no mês de agosto, na cidade de Maringá. O tema será: "Pessoa com Deficiência e Família: Espaço de Autogestão e Autonomia" e do congresso estadual dos autodefensores das APAEs que acontecerá no mês de setembro em Londrina. Neste congresso terão capacitação, interação e conhecimento das funções do cargo. O casal eleito na fase regional irá concorrer nas eleições de autodefensor na fase estadual e consequentemente a fase Nacional.

 Galeria de Fotos

 Veja Também