Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Cadastro Biométrico será obrigatório nas próximas eleições

Sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Última Modificação: 29/01/2018 10:44:13 | Visualizada 1317 vezes


Ouvir matéria

A Justiça Eleitoral está desenvolvendo diversas ações para garantir a segurança na votação democrática. A partir disso, ficou declarado sobre as urnas com leitor biométrico que possibilita ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação biométrica (através da impressão digital).

 

Para as eleições deste ano não será obrigatório utilizar este método, mas a partir das próximas eleições, a obrigação passa a valer. A Técnica Judiciária do Tribunal Regional do Paraná da Comarca de Corbélia, Daiane Zantutt,  explicou sobre o cadastro biométrico. “Neste ano estamos fazendo a biometria para quem vem até o cartório, mas não é obrigatório. Quem for fazer o título a partir de agora já será com a nova configuração. No ano que vem, provavelmente faremos a convocação para os eleitores virem fazer a biometria adiantado. O interesse é para evitar filas nos próximos anos quando for obrigatório”, afirma.

 

É importante que os eleitores adiantem o processo da biometria e evitar filas, indo até o Cartório Eleitoral e solicitar o método. Para fazer a biometria é preciso comparecer com o comprovante de residência atual, identidade, título de eleitor e CPF. O cadastro é gratuito e leva cerca de 20 minutos para ser feito. Para quem pretende fazer a transferência de título a diferença é no comprovante de residência que precisa ser de no mínimo três meses para comprovar que o eleitor reside no município.

 

Vale lembrar que o Cartório Eleitoral fará a biometria, transferência, título e revisão até o início de maio.

 

Por Michelli Lazzeri

 Galeria de Fotos

 Veja Também