Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Com mais de 40 casos confirmados, Cafelândia beira epidemia de Dengue

Quinta-feira, 08 de fevereiro de 2024

Última Modificação: 08/02/2024 11:23:04 | Visualizada 57 vezes


Ouvir matéria

Da assessoria – Amilcar J. Bueno


A situação é de alerta. A grande incidência de chuvas seguida do clima quente é o cenário perfeito para a reprodução do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Em Cafelândia, já são mais de 40 casos confirmados, situação que coloca o município em risco de epidemia. 
As ações de prevenção são fundamentais para o combate do mosquito, porém é necessário o cuidado pessoal. “A eliminação completa de focos é impossível. Por isso pedimos a população que cuide de si e cuide dos seus, mantendo-se hidratado e fazendo a utilização de repelentes, quando possível. Em caso de suspeita de dengue, procure a UBS mais próxima de sua casa para a avaliação e tratamento”, ressalta a secretária de saúde, Andreia Meurer.
O Governo de Cafelândia trabalha constantemente no combate e orientação, através dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, além da recolha de materiais que possam se tornar focos do mosquito. “Mesmo com todo o trabalho de combate a possíveis focos com a limpeza de quintais e eliminação de água parada, o mosquito pode se reproduzir em qualquer objeto, seja uma tampinha de garrafa, poça d’água, bueiros, ou até mesmo uma folha de árvore que armazena uma pequena quantidade de água”, destaca a coordenadora de endemias, Kelli Oliveira.
Nesta semana, iniciou o combate a dengue com veneno nos pontos com maior incidência de casos na cidade.

 Galeria de Fotos

 Veja Também